GGIM discute medidas de segurança nas escolas

Câmeras de monitoramento e botões de pânico nas unidades educacionais são algumas das ações em análise

Quarta-Feira, 12/04/2023 | .

Mais segurança para as escolas e creches da rede de ensino de Angra dos Reis. Esta foi a tônica da reunião realizada nesta quarta-feira, dia 12, entre os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), no Salão Nobre do Palácio Raul Pompeia. Algumas das propostas em estudo são a instalação de câmeras de monitoramento em ruas próximas às entradas das escolas e de botões do pânico integrados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

No encontro, os representantes do Gabinete também discutiram medidas como a intensificação das rondas de patrulhamento da Polícia Militar, a implementação de projetos sociais e de novas políticas públicas voltadas à conscientização da segurança em ambiente escolar.

A reunião contou com a presença dos secretários de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, de Segurança Pública, Douglas Ferreira, e de Educação, Inovação e Juventude, Paulo Fortunato; além da vereadora Titi Brasil e representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Marinha do Brasil, Conselho Tutelar e sociedade civil.

– Estamos trabalhando para ampliar a segurança nas escolas. Este assunto precisa ser tratado com bastante dedicação e atenção. Tivemos algumas notícias positivas hoje. Iremos continuar com as visitas da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública nas escolas, vamos seguir com o projeto de instalação de botões de pânico que direcionarão mensagens diretamente ao (CIOSP), assim como a ação para instalação de câmeras para monitoramento interno e externo nas unidades. Estas tomadas de decisão irão nos ajudar a vencer este desafio – disse o secretário Douglas Ferreira.

Na reunião, os representantes do Gabinete lembraram que as escolas municipais de Angra têm uma longa parceria com a secretaria municipal de Segurança e com a Polícia Militar para o policiamento e segurança do entorno das unidades educacionais.

– A reunião com os integrantes do Gabinete foi muito importante. Representantes de todos os órgãos de segurança pública estiveram presentes. Conversamos muito sobre diversas ações para ampliação da segurança em nossas escolas. Queremos muito agradecer aos órgãos de segurança que, incansavelmente, estão indo diariamente às unidades de ensino. Estamos todos atentos a qualquer movimento. As secretarias de Educação e Segurança Pública estão trabalhando emanadas para trazer o melhor ambiente para nossos alunos – afirmou o secretário Paulo Fortunato.