Juventude participa de workshop de comunicação

Treinamento teve como objetivo aprimorar habilidades importantes nas iniciativas articuladas pelo setor

Sábado, 26/11/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A equipe da Secretaria Executiva da Juventude da Prefeitura de Angra participou do treinamentoe/workshop “A comunicação que gera resultados“, ministrado pelo professor de oratória Leandro Gullo, no auditório da Defesa Civil, na sexta-feira, dia 25. Alguns funcionários da Defesa Civil e demais convidados também estiverem presentes no treinamento, realizado durante a manhã. O objetivo foi desenvolver as habilidades de comunicação dos participantes para que essas habilidades possam ser aplicadas nas diversas iniciativas articuladas pelo setor, como seminários, reuniões, palestras, eventos com o grande público etc.

Quem ministrou o treinamento foi o professor Leandro Gullo, consultor em comunicação e oratória, que é engenheiro de produção (UFF) e pós-graduado em gestão de projetos (FGV). Gullo ministra cursos e workshops para grandes empresas e profissionais das
mais variadas áreas de atuação que buscam desenvolver a habilidade de transmitir suas
ideias e projetos de forma clara, objetiva e engajadora.

O professor abordou tópicos como de onde vem o medo de falar em público; como potencializar sua comunicação por meio da expressão corporal; como não se intimidar e apresentar uma postura confiante; como evitar desconcentração, falhas de memória e vícios de linguagem que tendem a passar insegurança e descredibilizar o conteúdo; a importância da forma na comunicação; etc.

– Para se comunicar bem não basta só pensar no conteúdo, mas também na forma. Em um primeiro momento, ela é até mais importante que o conteúdo. É como se fosse em uma paquera. Primeiro, o que vai chamar a atenção do outro é sua aparência, sua postura, roupas, o modo como você se aproxima. A partir disso é que você vai ter a oportunidade de, pelo conteúdo, reforçar a pessoa que você é. Portanto, no mundo corporativo e na vida profissional, o conteúdo é, sim, importante, mas se a forma não for um excelente cartão de visita, fica difícil transmitir o conteúdo – exemplifica Gullo.

No treinamento junto à Secretaria Executiva da Juventude, o professor trabalhou seu conteúdo por meio de sua fala e de dinâmicas. Ele também estará ministrando um curso de oratória em Angra no próximo mês (@leandrogullo.oratoria , no Instagram).