Angra apresenta projeto único para prestação de serviços

Em parceria com o Consórcio Luz de Angra, a Prefeitura visa exploração de receitas para reinvestir em tecnologia e serviços à população

Terça-Feira, 22/11/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Em coletiva na tarde dessa segunda-feira, 21 de novembro, o prefeito Fernando Jordão, acompanhado dos secretários de Governo, Claudio Ferreti, e de Planejamento e Parcerias, André Pimenta, apresentou o Cidade Inteligente, programa único no mundo autossustentável economicamente a partir do direito de exploração dos ativos de receitas de estacionamento rotativo, publicidade e fibra ótica, que serão reinvestidos em tecnologias e em diversos serviços à população da cidade. Em Angra, a execução ficará a cargo do Consórcio Luz de Angra, formado pelas empresas Enel X, Selt Engenharia e Mobit, por meio de uma parceria público-privada. O intuito é proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, além de expandir a oferta.
- A base desta PPP é revolucionar diversos setores da nossa cidade por meio da tecnologia. De uma forma bastante inovadora e, sobretudo, inclusiva, os projetos irão conectar serviços públicos e facilitar os seus acessos, a partir de inovação nas estruturas de conectividade – explica Fernando Jordão.
A iniciativa gerará mais qualidade ao acesso de serviços públicos essenciais para a população, como segurança, saúde, educação e mobilidade urbana, utilizando-se de tecnologias da informação, por meio da internet. A conectividade possibilitará maior inclusão, sustentabilidade, cidadania e facilidade para a vida dos cidadãos angrenses.
De acordo com o secretário André Pimenta, o projeto contempla tecnologias como: estacionamento rotativo inteligente; totens turísticos de autoatendimentos; 15 praças com internet gratuita; bicicletas elétricas compartilhadas; árvores de captação de energia solar para o carregamento de bicicletas elétricas, celulares e computadores; aumento de 97 km de fibra ótica, para maior conectividade das unidades administrativas da Prefeitura, unidades de saúde, educação, assistência social e regionais; e um sistema de gestão de risco de desastres e monitoramento ambiental.
– O Cidade Inteligente será muito importante para a cidade, pois também implantará um sistema de semáforos inteligentes e fiscalização eletrônica; 150 novas câmeras de segurança pública com leitor facial e cerco de segurança pública com leitura de placa de veículos; 229 novas câmeras de monitoramento em escolas e unidades de saúde, que farão com que toda escola e unidade de saúde tenha ao menos duas câmeras de segurança instaladas; 30 relógios digitais e 60 painéis digitais – finaliza ele.
O secretário de Governo, Claudio Ferreti, lembra que há ações que já estão em andamento, como, por exemplo, os testes com o ônibus elétrico, que reduz consideravelmente a emissão de gases poluentes na atmosfera.
- Estamos agora construindo a Angra do futuro; a cidade que queremos ter lá na frente começa aqui. É preciso pensar a longo prazo, e essa parceria será muito importante para que tenhamos investimentos em áreas fundamentais para melhorar a vida da nossa população, enquanto, em paralelo, cuidamos da nossa cidade – ressalta ele.

ANGRA NO SMARTCITY EXPO WORLD CONGRESS 2022

Entre os dias 15 e 17 de novembro, representantes municipais, junto à equipe da Enel X, estiveram em Barcelona, na Espanha, para o Smarcity Expo World Congress 2022, o mais importante congresso de cidades inteligentes do mundo. O evento teve como missão empoderar e coletivizar as inovações urbanas ao redor do mundo com o intuito de criar um futuro melhor para cidades e cidadãos. Na convenção, representantes de cidades inteligentes de todo o mundo divulgam, debatem e trocam experiências acerca de implementações tecnológicas.
– Estivemos em Barcelona debatendo, conhecendo e apresentando o projeto de Angra dos Reis. O projeto de Cidade Inteligente que o prefeito Fernando Jordão tem coordenado é único no mundo, pois será autossustentável economicamente. A Enel X tem interesse em exportar mundialmente o modelo de negócios que estamos implementando em Angra – destacou André Pimenta, secretário de Planejamento e Parcerias.
O Smarcity Expo World Congress 2022 contou com três áreas para serem exploradas pelos participantes durante os três dias de evento: as salas de congresso, com debates com gestores públicos de todo o mundo de forma híbrida (presencial e online); as exposições, espaço destinado à amostragem e venda de tendências tecnológicas inovadoras que implementem soluções urbanas, ideal para fazer networkings e parcerias; e os eventos paralelos, como workshops e sessões digitais. A programação completa está no site: https://www.smartcityexpo.com/
– Foi um evento onde apresentamos o projeto de Angra ao mundo e buscamos mais expertise e investimento ao município. Queremos conhecer as soluções criativas e inteligentes das mais diferentes cidades, para sabermos o que cada uma está fazendo para melhorar a qualidade de vida de sua população. Fomos participar, discutir e trocar experiências, com o objetivo de avançarmos ainda mais em nossa cidade. Isso exemplifica a importância do trabalho do governo e sua execução na prática – complementou André Pimenta.

VISITA À ENEL X

A convite da Enel X, entre 11 a 14 de novembro, o prefeito Fernando Jordão e o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta, estiveram na sede da empresa em Roma, onde conheceram nova tecnologias a serem implantadas em Angra dos Reis por meio do projeto de PPP de Iluminação Pública e Cidade Inteligente, licitado em 2020 na B3 e vencido pelo Consórcio Luz de Angra.
Além do encontro na sede da empresa, os representantes municipais puderam assistir, na prática, como as tecnologias já implementadas pela Enel X na cidade de Roma funcionam. Em recente visita ao Brasil, representantes da Enel X sediada na Itália estiveram em Angra dos Reis para conhecer algumas tecnologias que já estão sendo empregadas no município, como os painéis públicos de LED e o ônibus elétrico.

Secretarias relacionadas: