Mostra sobre N.S. da Conceição e igreja de Sta. Luzia

Exposição fica na Casa Larangeiras até o dia 11 de dezembro e tem entrada gratuita

Sexta-Feira, 18/11/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Foi aberta nesta sexta-feira, dia 18, uma exposição que celebra os 390 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição, excelsa padroeira de Angra dos Reis, e a construção da igreja de Santa Luzia, que neste ano também completa 390 anos, como um alicerce para os professantes da fé católica.

A mostra fica em exibição até o dia 11 de dezembro, tem entrada gratuita e pode ser conferida de terça a domingo. De terça a sexta-feira, o horário de visitação é das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, a exposição acontece das 9h às 12h.

– Nossa Senhora da Conceição e Santa Luzia são patrimônios de Angra dos Reis. A primeira, comemorada no dia 8 de dezembro, e, a segunda, no dia 13 do mesmo mês. Promover essa exposição é preservar o nosso patrimônio imaterial e mostrar esse riquíssimo acervo material, que nossa cidade possui – pontua Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio.

A exposição, que tem a curadoria de Alonso Oliveira, apresenta estandartes, bandeiras, paramentos, entre outros materiais. O destaque fica para o conjunto de véus usado na imagem de Nossa Senhora da Conceição. São véus de renda, de fios metálicos do século XIX, bordados com fios de prata de 1959, e o véu de renda francesa, usado na restauração da Igreja Matriz em 2006.