Exame de PSA no Dia D do combate ao câncer de próstata

O PSA é como um check-up, que serve principalmente para o diagnóstico precoce do câncer de próstata

Sexta-Feira, 18/11/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Em mais uma iniciativa relacionada ao Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Angra dos Reis vai efetuar gratuitamente a testagem rápida do PSA em homens na faixa etária de 55 a 69 anos. A ação vai acontecer no sábado, 19 de novembro, das 9h às 16h, na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro. Para participar é necessário levar identidade e cartão do SUS.

O Antígeno Prostático Específico (PSA) é um exame que serve como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata antes mesmo do aparecimento de sintomas – também é efetuado nos homens que apresentam sintomas que podem ser causados pela doença.

Com o objetivo de fornecer dicas sobre a saúde do homem e informações importantes à prevenção do câncer de próstata, no sábado, 19 de novembro, a Secretaria de Saúde de Angra dos Reis também vai organizar o Dia D do combate ao câncer de próstata no município, alusivo ao Novembro Azul. A ação, ligada à Atenção Primária do SUS, acontecerá em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade, de forma gratuita, das 9h às 16h.

Além de o evento oferecer palestras sobre a saúde do homem, incluindo os principais fatores de risco para o câncer de próstata, também contará com orientações sobre o tabagismo, alimentação saudável e a prática de atividade física, além de cálculo de IMC – que permite avaliar se a pessoa está com o peso ideal – e solicitação de exames laboratoriais, de acordo com a indicação clínica para cada paciente.
Como não há necessidade de agendamento prévio, os interessados em participar da ação devem comparecer às ESFs mais próximas de suas residências levando Cartão SUS e CPF. Apesar de o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata acontecer na data de 17 de novembro, o evento foi marcado para o sábado, 19, justamente pela dificuldade que muitos homens têm em comparecer às unidades de saúde durante os dias de semana.

Movimento internacional criado na Austrália, em 2003, o Novembro Azul chegou ao Brasil em 2008. A ação tem como objetivo sensibilizar e também conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata

Secretarias relacionadas: Saúde