Secretariado vistoria demandas no Abraão

Em dia de trabalho na localidade, secretários avaliam sugestões e pedidos relacionados à Vila do Abraão

Sábado, 15/10/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Parte do secretariado municipal marcou presença na Vila do Abraão, na Ilha Grande, na sexta-feira, 14 de outubro. A visita, a pedido do prefeito Fernando Jordão, serviu para que várias demandas, em diferentes áreas, fossem vistoriadas pessoalmente pelos secretários, que seguem buscando melhorias para a localidade e para as pessoas que vivem nela.

Guiado pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, o grupo passou por diversos pontos da Vila do Abraão, sempre buscando ouvir a população e entender a melhor maneira de resolver as demandas existentes.

– Hoje, várias secretarias estão presentes no Abraão para levantar demandas e vistoriar outras já em andamento. A Casa de Cultura está em obras. No saneamento, toda a rede de esgoto está sendo viabilizada. Em breve, vamos licitar toda a manutenção e reparo do posto de saúde da localidade. Acabamos de ver também um possível novo espaço para o alojamento dos professores da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, já que o antigo será demolido para inclusive facilitar a drenagem junto à unidade escolar. Estamos trabalhando muito para que o Abraão seja bem aproveitado tanto pelos moradores quanto pelos turistas. Se aqueles que vivem aqui se sentirem bem com a localidade, os visitantes também se sentirão – resume o secretário de governo.

O presidente da TurisAngra, Marc Olichon, e os secretários de Educação, Juventude e Inovação – Paulo Fortunato –, SAAE – Alexandre Giovanetti –, Infraestrutura e Obras Públicas – Cristiano Manhães – e Proteção e Defesa Civil – Jairo Fiães – participaram da vistoria. Além deles, também estavam o secretário executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo, e o secretário de Desenvolvimento Regional, Tiago Scatulino, que direto da Rua Santana, uma das principais, falou sobre a finalização do serviço de drenagem do Abraão.

– Fizemos aproximadamente um quilômetro e meio de drenagem da Vila do Abraão, que antes, alagava em diversos pontos. A Rua Santana é a última desse serviço de drenagem da localidade – explica Tiago.

A Ilha Grande é uma região de alto índice pluviométrico, que é sempre potencializado com a chegada do verão. Na Vila do Abraão, há um histórico de alagamentos, e a drenagem está sendo efetuada justamente para solucionar esse problema, para que as pessoas tenham condições de transitar com naturalidade mesmo em dias de chuva.

– Queremos chegar ao verão com tudo resolvido, com as vias da localidade arrumadas, para podermos receber os turistas e fortalecer a economia da ilha. A Vila do Abraão é como se fosse a capital da Ilha Grande, com a maior concentração populacional, e a economia do turismo é a principal economia da Ilha Grande como um todo. É importante que estejamos preparados para isso. Estamos aqui hoje com uma força-tarefa da Prefeitura, com vários secretários, justamente para debater sobre os problemas da localidade – declara o secretário executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo.

A Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega também foi visitada pelos secretários. Único equipamento escolar da Vila do Abraão, compartilhado com o estado e o município, o prédio, uma edificação de mais de 70 anos, precisa de reparos e reformas, além de um olhar especial para o alojamento dos professores.

– Já estamos em busca de um novo espaço para os professores, que possa servir como novo abrigo e oferecer conforto, para que eles possam trabalhar com tranquilidade junto aos estudantes. Escutamos os pais e os estudantes sobre outras demandas, e estamos começando a projetar melhorias nos espaços escolares compartilhados na Escola Brigadeiro Nóbrega – relata o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.

A comitiva dos secretários também passou pela sede regional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) na Vila do Abraão, que fica no mesmo terreno da Estação de Tratamento de Esgoto. Através dele é efetuado todo o abastecimento de água potável e também a coleta e o tratamento do esgoto sanitário. O secretário da pasta, Alexandre Giovanetti, também falou sobre a área.

– Hoje, o principal problema que temos aqui é a questão do esgoto em função daqueles que ligam suas águas pluviais, ou seja, a drenagem, na rede de esgoto. Isso tem que ser evitado. É muito importante estarmos aqui, em conjunto. Nosso principal problema hoje é a inserção de águas pluviais, e o Serviço Público, que é o responsável pela rede de drenagem, está aqui conosco, focando nesse assunto junto com o SAAE. A partir dessa visita, vamos montar um plano de ação de saneamento para a Ilha Grande, buscando recursos no governo do estado – diz o secretário Alexandre Giovanetti.

Um dos lugares mais visitados pelos turistas em Angra dos Reis é a Vila do Abraão. De acordo com o presidente da TurisAngra, em 2023, o município receberá mais de 70 navios, um recorde, com um número total de 280 mil turistas.

– Já estamos estudando a possibilidade de colocar um cais flutuante no Abraão, para atender aos táxi-boats e desafogar o cais já existente, que receberá manutenção – informa Marc Olichon.

Depois da passagem pela Vila do Abraão, os secretários retornaram ao continente com a missão de colocar em prática tudo aquilo que viram na localidade e ouviram da população, através de uma vistoria que foi baseada principalmente naquilo que foi apontado pelos moradores.

– O diálogo é um fator muito importante para que as coisas sejam feitas da maneira correta. Se ouvirmos a população e estarmos juntos a ela, os projetos vão atender a todos da melhor maneira. Passamos o dia no Abraão, vimos várias demandas e várias ações já estão acontecendo, o que mostra que foi um dia muito produtivo – finaliza o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.