Encerramento das oficinas de governança pública

Reunião on-line foi realizada pela associação Rede Governança Brasil e contou com prefeitos e representantes de Angra e outros municípios do país

Quarta-Feira, 05/10/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Representantes da Prefeitura de Angra participaram na tarde de terça-feira (4), no Salão Nobre, do encerramento da mentoria da Rede Governança Brasil, voltada para o aprimoramento da governança nas políticas públicas. A reunião foi on-line e teve a participação de gestores de diversos municípios do país.

– Estamos muito felizes por termos participado dessa iniciativa que ajuda as cidades a serem mais transparentes e eficientes e a avançarem em seus projetos, com mais rapidez e tecnologia – disse o prefeito Fernando Jordão.

A mentoria da Rede Governança Brasil contou com cinco encontros, que abordaram cases de sucesso de governança, políticas de compliance, práticas de prestação de contas, eficácia, eficiência e efetividade, gestão de risco, além do trabalho que a associação mediadora está fazendo com as prefeituras mentoradas.

Na primeira oficina, em julho deste ano, uma cartilha desenvolvida pela Rede Governança Brasil foi disponibilizada para download em formato PDF para todos os participantes. Nela está presente todas as informações sobre a governança no ciclo de políticas públicas; sua importância e seus benefícios; sua implantação, normas e ferramentas e seus fundamentos e instrumentos. A Rede Governança Brasil é uma rede colaborativa composta por servidores públicos, professores e especialistas que trabalham conjuntamente para disseminar as boas práticas de Governança no Setor Público brasileiro.

– Temos trabalhado muito a nossa governança desde 2017, quando assumimos nosso primeiro mandato. A importância da governança é ainda maior por vivermos em um país muito injusto socialmente, em que a população precisa muito das ações do governo, que se torna um ponto de apoio para as pessoas em suas vidas – disse o secretário de Governo e Relações Institucionais de Angra, Cláudio Ferreti, durante a reunião.

Também participaram do encontro de encerramento a secretária executiva de Comunicação, Regina Braz; o superintendente de Políticas Públicas, Fabrício Ostrowski; e demais representantes de setores do governo municipal angrense. O ministro do Tribunal de Contas da União. Augusto Nardes, em missão oficial na Guatemala, também participou do encontro on-line.

– Para que se possa entregar hospitais, o Brasil precisa de união, de ultrapassar as barreiras político-ideológicas e colocar os interesses da sociedade em primeiro lugar. A governança é também um dos caminhos para combater a corrupção e diminui de forma acentuada os desvios e as fraudes – destacou o ministro.

A Rede Governança Brasil iniciou o Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras em 2021. Angra dos Reis participou dessa rodada de oficinas juntamente com municípios como Presidente Prudente (SP), Santo Ângelo (RS) e São Cristóvão (SE).

– Em Angra temos trabalhado em projetos como o Cidade Inteligente, o ônibus elétrico e demais ações de sustentabilidade. A governança dá alicerce a esses projetos, que por meio dela são realizados em menor tempo possível e com mais economicidade – disse André Pimenta, secretário de Planejamento e Parcerias da Prefeitura de Angra.