Mutirão de castração atende 5 mil animais em Angra dos Reis

Após quatro meses, 1º Mutirão de Castração chegou ao fim na última sexta-feira, 30 de setembro

Terça-Feira, 04/10/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Desde sua criação em 2018, o Departamento de Bem-Estar Animal de Angra dos Reis vem realizando diversas ações que mudaram o panorama do bem-estar animal no município. Em 2022, um novo desafio foi colocado a frente do Departamento: a realização do 1º Mutirão de Castração de Angra dos Reis.

Ao longo de 4 meses, cinco mil animais, entre cães e gatos, foram castrados em 11 bairros da cidade. As ações aconteceram nos bairros Parque Mambucaba, Frade, Bracuí, Japuíba, Belém, Monsuaba, Jacuecanga, Serra d´Água, Centro, Vila do Abraão (Ilha Grande) e Nova Angra. O destaque ficou para o Parque Mambucaba que realizou 1000 atendimentos entre os dias 16 e 20 de maio, no CIEP 495 Guignard.
A ação de castração no Abraão também foi um sucesso com toda a logística, estrutura e transporte sendo bem executados.

- É uma excelente ideia e estou sem palavras para elogiar o trabalho prestado aos moradores. Ficava muito preocupado com meu cachorro saindo frequentemente de casa e agora estou mais tranquila em relação a isso – comentou Eva de Fátima, moradora do Parque Mambucaba.

Durante o mutirão realizado no Estádio Municipal, a Superintendente do Bem-Estar Animal, Lia Freitas, destacou a importância do projeto para a população e para os animais do município.

- A realização deste mutirão de castração foi um grande acerto para o nosso município. Além de ajudarmos no controle populacional, também oferecemos as melhores condições para os animais e seus tutores. Após a castração, distribuímos toda a medicação e a roupa cirúrgica necessária no pós operatório – comentou a Superintendente.

A Diretora do Departamento de Bem-Estar Animal, Karen Ururahy, afirma que mesmo a castração trazendo diversos benefícios para os animais, ainda é preciso que a população se conscientize ainda mais sobre o impacto positivo na vida dos cães e gatos.

- A castração previne doenças e auxilia no controle populacional, mas ainda é necessário que a população se conscientize sobre a importância de realizar a castração e traga cada vez mais seus animais para realizarem o atendimento – afirmou a diretora.

Toda essa importância é reforçada frequentemente nos canais de comunicação e redes sociais da Prefeitura de Angra. Por meio de posts informativos e interativos, a população pode ficar cada vez mais antenada sobre o assunto. A participação do público com comentários de agradecimento e até mesmo indicações para novos locais de castração são um dos pilares para todo o sucesso deste primeiro mutirão de castração. Sucesso esse que vem de uma organização e empenho dos funcionários do Bem-Estar Animal. Com uma logística bem preparada que conta com um processo de cadastramento, realização da castração e suporte no pós operatório faz com que Angra dos Reis se torne exemplo na luta e defesa pelos animais.

Para dar continuidade ao trabalho de proteção dos animais, nesta sexta-feira, 7 de outubro, uma campanha de adoção será realizada na Praça Codrato de Vilhena, no Centro de Angra dos Reis.