Obras de saneamento da Praia do Anil começam em breve

A ação é de grande importância para a revitalização da praia, um sonho antigo dos angrenses

Quinta-Feira, 29/09/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A Prefeitura deu mais um importante passo para a realização das obras de esgotamento sanitário da Praia do Anil. Na segunda-feira, 26 de setembro, foi escolhida, por meio de licitação, a empresa que realizará as obras que irão retirar o esgoto que atualmente chega ao mar pela rede de drenagem no canto da praia.

Segundo o SAAE, as intervenções devem começar no próximo mês e o prazo estimado para a conclusão é de seis meses. A ação é de grande importância para a revitalização da praia, um sonho antigo dos angrenses.

- Essa é a primeira etapa do órgão para o saneamento de toda a bacia da área central de Angra dos Reis – explica Alexandre Giovanetti, presidente do SAAE.

O projeto consiste na coleta deste canal de escoamento de águas pluviais - em tempo seco - e conduzindo os efluentes para a Praia da Chácara para tratamento. Ou seja, quando não estiver chovendo ou esta chuva for fraca, as águas pluviais misturadas ao esgoto serão bombeadas para a estação de tratamento, ao lado da Rodoviária, por uma tubulação já instalada pelo SAAE.

Estão previstas a construção de uma estação elevatória na Praia do Anil, e uma Nova estação de tratamento (ETE) na Praia da Chácara, de acordo com Giovanetti.

A tecnologia de tratamento será por flotação por ar dissolvido, garantindo a eficiência desejada para lançamento no ambiente, com capacidade tratamento de 75 litros por segundo.

Além da obra de saneamento, a prefeitura de Angra está preparando um projeto de urbanização para a Praia do Anil.

A vencedora do processo foi a empresa Effluens Indústria, Comércio e Serviços LTDA, com o valor de R$ 7.588.993,49. A adjudicação e homologação da licitação do esgoto da Praia do Anil foi publicada, na página 16 do Boletim Oficial do município de Angra dos Reis, nº 1565, de 27 de setembro de 2022.

Secretarias relacionadas: SAAE