251 novos profissionais reforçam a Atenção Primária de Angra

Os profissionais irão trabalhar nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de diversos bairros e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Frade

Quarta-Feira, 28/09/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A Atenção Primária à Saúde recebeu um grande reforço na manhã dessa terça-feira, 27 de setembro: 251 novos profissionais foram convocados para atuar nas equipes de saúde bucal, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de diversos bairros e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Frade.

A recepção aconteceu no salão de eventos do Iate Clube Aquidabã e contou com a presença do prefeito Fernando Jordão, dos secretários de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, e o de Saúde, Glauco Fonseca, e do vereador Dudu do Turismo.

– É de uma importância muito grande atendermos todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família com novos profissionais de diferentes funções, de Garatucaia ao Parque Mambucaba, passando pela Ilha Grande. Estamos escutando as pessoas e dando atenção a elas no que precisam, investindo em mais equipamentos e mão de obra qualificada. Desejamos boas-vindas a todos os profissionais que vão complementar nosso departamento de Atenção Primária à Saúde – comentou o secretário de Saúde.

A convocação se fez por meio de processo seletivo simplificado oficializado por chamamento público, com edital publicado em junho deste ano. Entre os profissionais convocados estão médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, motoristas e recepcionistas.

– A Atenção Primária é essencial. Se a gente tem uma Atenção Primária bem estruturada, a gente reduz o número de pessoas que procuram hospitais. Isso é muito importante para a redução de danos – explicou Luciana Guerra, enfermeira convocada.

A partir da convocação, o município irá fortalecer a rede de cuidado à saúde mental, com a chegada de sete psicólogos. Aumentará também a linha de cuidado da atenção nutricional, recebendo sete nutricionistas, e ampliará a rede de reabilitação, com as boas-vindas a oito novos fisioterapeutas e sete fonoaudiólogos.

– A saúde mental é o maior problema de saúde do país hoje, no momento pós-pandemia. A ampliação da nossa rede de atenção primária irá ajudar muito a combater a superarmos esse obstáculo. Tudo o que definimos está acontecendo. Sabemos que a estrada é longa, mas estamos muito satisfeitos e confiantes, pois hoje trabalhamos com a melhor equipe de saúde da história da Prefeitura de Angra – frisou Cláudio Ferreti.