Moradores de Angra contam com Café do Trabalhador

Com o programa, população pode comprar um kit com café, pão com manteiga e fruta por apenas R$0,50

Quarta-Feira, 14/09/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Foi inaugurada na manhã dessa terça-feira, 13 de setembro, atrás dos Correios, no Centro da cidade, a tenda do Café do Trabalhador, uma iniciativa fruto da parceria entre a Prefeitura de Angra, via Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, e o Governo do Estado. Nela, os moradores poderão adquirir, diariamente, um kit com um pão com manteiga, uma fruta e um cafezinho - puro ou com leite e com sachês de açúcar ou adoçante - por apenas R$0,50. O projeto funcionará no local de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. Por dia, serão disponibilizados 500 kits de café da manhã.

Estiveram presentes no lançamento o prefeito Fernando Jordão; o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Júlio Saraiva; os secretários municipais de Governo, Cláudio Ferreti, Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio, e Assistência Social, Heraldo França, e a vereadora Titi Brasil.

– É uma questão de justiça social. Nós precisamos atender as pessoas que mais precisam. Esse café será muito importante para a saúde das pessoas. Muitos trabalhadores vinham trabalhar sem poder tomar seu café e esse trabalho, junto ao Governo do Estado, veio atender essa demanda – frisou Cláudio Ferreti.

Não há critérios para a aquisição do kit e cada cidadão pode adquirir dois por vez. A tenda do projeto está estrategicamente colocada em uma área de embarque e desembarque de ônibus, onde há um grande fluxo de pessoas. Os produtos do café da manhã são fornecidos por uma empresa terceirizada contratada pelo Governo do Estado, a PJ Refeições.

– Eu achei a ideia muito legal, porque vai ajudar muitos os trabalhadores e as pessoas que têm pouca condição financeira. Eu achei muito gostoso o café, por sinal. Eu saio muito cedo de casa e não tenho tempo de passar um café. Agora, eu vou poder tomar um bem cedinho antes de chegar ao trabalho – disse Andressa Tenório, operadora de caixa e moradora da Japuíba.

O café da manhã não é considerado a refeição mais importante do dia à toa. O hábito de consumi-lo auxilia na aceleração do organismo e na queima de calorias, evitando picos de fome durante o dia. Ele também ajuda na manutenção do bom humor pela manhã e na melhora da atenção e da concentração, o que favorece um melhor desempenho no trabalho.

– Angra dos Reis é uma cidade muito querida e parceira do Governo do Estado. Essa entrega está sendo muito importante para os trabalhadores do município. Ela irá trazer dignidade a quem mais precisa. Esse é o ideal do projeto. A primeira refeição é a mais importante do dia– declarou Julio Saraiva, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.