Praia Grande de Araçatiba ganha Posto do Proeis

Investimento no programa é uma das prioridades da Prefeitura para garantir a segurança pública no município

Sexta-Feira, 26/08/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Toda a cidade de Angra dos Reis, mais precisamente a Ilha Grande, avançou muito na questão da segurança pública. Na manhã de sexta-feira (26), a comunidade da Praia Grande de Araçatiba foi contemplada com uma antiga reivindicação. É que foi entregue pela Prefeitura, por maio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com a a Polícia Militar, o posto do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

O Proeis é uma realidade em Angra por conta de convênio firmado entre a Prefeitura e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que prevê a contratação voluntária de policiais militares durantes suas folgas para o reforço da segurança no município.

Atualmente, o Proeis garante um acréscimo de 50 policiais por dia na segurança pública do município. No caso de Araçatiba, serão dois policiais por dia que farão a segurança da comunidade e praias entorno.

Antes mesmo do horário marcado para inauguração, os moradores já começavam a chegar, assim como os alunos da E. M. General Gilberto Travassos que marcaram presença. Aliás, Fernando ao falar para os presentes sobre a importância do posto de policiamento, fez questão de dizer que o melhor investimento em segurança pública é em educação.

- Logo que cheguei vi essa garotada uniformizada e fiz questão de falar com eles, pois investir na instalação deste posto de policiamento é muito importante. Porém, temos que investir antes de tudo na educação e estamos fazendo isso com diversas ações como o cartão educação. Mas tenho que destacar que o Proeis tem feito grande diferença em Angra, pois passamos momentos difíceis. Só que fizemos questão de que a segurança de nossos moradores fosse prioridade e trabalhamos continuamente nessa missão – disse Fernando.

Já o secretário de Segurança Pública, Douglas Ferreira Barbosa, agradeceu a parceria para que o Proeis seja esse programa de sucesso em Angra.

- Temos aqui a comprovação de uma parceria de sucesso. Esse já é o quinto posto do Proeis em Angra dos Reis, sendo que instalar isso aqui nesta parte da Ilha Grande é um avanço muito grande. Só tenho a agradecer por fazer parte de um trabalho tão importante para a população – ressaltou Douglas.

O posto do Proeis da Praia Grande de Araçatiba também conta com um quadriciclo novinho, que é um dos sete veículos deste tipo que chegaram a Angra pra auxiliar na segurança pública. O serviço estará disponível os sete dias por semana, 24 horas por dia.
O secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, destacou que a Ilha Grande, assim como todo o município, merece total atenção em relação à segurança pública.

-Queremos e trabalhamos para tanto os moradores como os turistas se sintam seguros e Angra e possam usufruir das belezas do nosso município. Por isso, não descuidamos dessa área, além de investir em todas as outras – disse Ferreti.

Durante a cerimônia, o Tenente Coronel Otto Henrique Mannato de Oliveira, Comte Proeis, foi homenageado pela Prefeitura de Angra pelos serviços prestados nos últimos quatro anos ao município.

- Eu tenho que destacar que Angra dos Reis tem o Proeis mais organizado de todo o Rio de Janeiro. Se dúvida nenhuma, é uma parceria de muito sucesso. Com isso, quem ganha é a população – disse Comte Mannato.

Também estiveram presentes na cerimônia: o Comte. do 33º GBM, Jeferson Bartallo; o Comte. da Cia PM, Jean; os secretários Ricardo Ferreira (Executivo de Ordem Pública e Mobilidade Urbana); Tiago Scatulino (Desenvolvimento Regional); Carlos Cazou (Executivo da Ilha Grande); além do presidente da Turisangra, Marc Olichon; e dos vereadores Dudu do Turismo, Charles e Luciana Valverde (líder do Governo na Câmara); bem como da presidente da Associação dos moradores, conhecida por toda a comunidade como Sara.