Prefeitura inaugura CEMEI na Banqueta

Unidade vai atender 160 crianças de um a três anos de idade

Segunda-Feira, 15/08/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Com foco na ampliação da rede de atendimento à educação infantil em Angra dos Reis, a Prefeitura inaugurou um novo CEMEI que, somado às 15 unidades já existentes, buscam a universalização do atendimento às crianças com idades de 1 a 3 anos no município.

Na tarde desta segunda-feira, ao som da Orquestra Som Maior, a inauguração da nova unidade, que recebeu o nome do estudante da rede municipal vítima da chuva histórica que atingiu Angra dos Reis no último mês de abril, emocionou o bairro da Banqueta.

O Centro Municipal de Educação Infantil Samuel Cardoso dos Santos vai atender 160 crianças de um a três anos, em oito turmas. Serão sete professores, seis berçaristas, três auxiliares de recreação, três zeladores, três merendeiras, um nutricionista, um encarregado de nutrição, além de uma diretora.

Para o secretário de Educação, Paulo Fortunato, cada entrega de uma unidade escolar é mais um grande passo em direção à educação que se deseja para o município.

- Nosso foco está nas crianças e, a cada etapa do nosso planejamento, a sensação é de dever cumprido, mas também de consciência de que ainda temos muito a fazer. A educação infantil é uma prioridade do governo e por isso, estamos trabalhando insistentemente na qualidade do ensino para os estudantes e das condições de trabalho para nosso corpo docente – disse o secretário.

Com o novo CEMEI, Angra passa a contar com 16 centros desse tipo no município. A universalização do atendimento para esta faixa etária, abrangendo já uma grande parte do município, o ensino municipal angrense conta hoje com trabalho pedagógico de qualidade e segurança alimentar para as crianças, garantindo, principalmente, tranquilidade para as famílias.

Participaram ainda da cerimônia o prefeito Fernando Jordão, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti; além de diversas outras autoridades.

Também estiveram presentes, muito emocionados, os familiares do pequeno Samuel, que foram representados na cerimônia da singela homenagem pelo pai da criança, Sérgio William dos Santos Silva.

Já o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, destacou que obras públicas são feitas de forma humanizadas o resultado é muito melhor.

- Trabalhamos de forma a ouvir a população para que nossas realizações à frente da Prefeitura de Angra faça a diferença na vida das pessoas. É isso que vejo hoje aqui: uma festa da educação infantil para nossas crianças que vivem aqui - comentou Ferreti.

O prefeito de Angra, Fernando Jordão, lembrou que tanto a escola, quanto o CEMEI já deveriam ter sido entregues junto com o Condomínio Vale da Banqueta. Mas como o projeto foi perdido pelo governante anterior, foi necessário resgatar o projeto e a verba para que as crianças pudessem estar pertinho de casa.

- Hoje estamos aqui para garantir esse direito a estes pequenos que são o nosso futuro - ressaltou Fernando.

E.M. Venera Silvia de Aguiar tem selo ouro de acessibilidade
As autoridades aproveitam para visitar e descerrar a placa de implantação da E.M. Venera Silvia de Aguiar, que atende 720 estudantes, em 24 turmas, da educação infantil, dos anos iniciais e finais, desde fevereiro deste ano.

A E.M. Venera Silvia de Aguiar possui o selo ouro de acessibilidade, através do Decreto º12.552, de 01 de abril de 2022, Certificado 001, pelo Programa Angra - Cidade Inclusiva. Isso quer dizer que todo o prédio foi pensado e oferece total acessibilidade para qualquer pessoa.