Abraão ganha escultura em homenagem ao Pico do Papagaio

Os recursos para a execução da escultura em aço vieram da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte

Domingo, 14/08/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A Vila do Abraão, Ilha Grande, ganhou um novo monumento nesse sábado, 13 de agosto. Trata-se do Bico do Papagaio, uma escultura em aço, criada pelo artista plástico Sylvio Cavalheiro e que faz alusão ao Pico do Papagaio, um símbolo da localidade e segundo ponto mais alto da ilha.

A obra segue uma linha de construção artística inovadora e ao mesmo tempo sustentável, tendo sido projetada em uma peça que seria descartada de maneira irregular no meio ambiente. Ela está instalada em um canteiro, de frente para o mar.

- O Bico do Papagaio, que é esse monumento, é na verdade uma grande homenagem à arte contemporânea e ao santuário ecológico que é a Ilha Grande. Como um caule frondoso, a base da escultura, temos a referência da árvore nativa Guapuruvu, que caiçaras utilizam para a produção de Canoas. As pétalas, remetem a natureza de forma geral, enquanto a cabeça representa o pico do papagaio, todo desenhado a mão e faz alusão ao cuidado que precisa se ter com a natureza. A parte mais senso da obra é o olho da escultura, um mosaico de espelho verde, que representa o cuidado e a proteção com o lugar que o mundo precisa ter com esse espaço, já que a Ilha Grande é hoje Patrimônio da Humanidade - explicou Sylvio Cavalheiro.

O projeto foi apresentado pelo grupo cultural Cia. Da Lua e saiu do papel graças ao apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte.

- A Prefeitura renuncia do imposto para que os artistas possam dialogar com as empresas da cidade. Na Vila do Abraão há muitas pousadas e quem é daqui pode ir até esses estabelecimentos e procurar saber se eles podem fazer “doação de ISS”. Angra dos Reis é um dos poucos municípios do Rio de Janeiro onde essa lei funciona de verdade – destacou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

A instalação do monumento contou ainda com o apoio das secretarias de Urbanização, Parques e Jardins e a da Ilha Grande.

- Queria agradecer, em nome da Prefeitura de Angra, e da população da Ilha Grande por esse presente, esse carinho imenso que o Sylvio Cavalheiro tem pela Ilha Grande. Essa peça artística nos dá muito orgulho de sermos ilhéus. Esse carinho sempre deixa nosso coração mais aquecido – destacou Carlos Kazuo, secretário-executivo da Ilha Grande.