Quilombo Santa Rita do Bracuí recebe CRAS móvel

Profissionais oferecem diversos serviços na área da assistência social

Quinta-Feira, 11/08/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Nesta quinta-feira, dia 11, o CRAS Móvel esteve mais uma vez atendendo à comunidade quilombola da Santa Rita do Bracuí. Na região moram mais de 100 pessoas remanescentes dos escravos que viviam na Fazenda Bracuí e que são referência, no município, das tradições africanas.
O CRAS Móvel é um veículo tipo miniônibus que leva uma equipe técnica da área social até as comunidades de acesso mais remoto. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Bracuí é o equipamento que referencia o atendimento a toda a comunidade.
Através do CRAS Móvel, são ofertados serviços como o atendimento do Cadastro Único, Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), benefícios socioassistenciais, além de diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O CRAS Móvel permite, ainda, ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional e auxiliará nas campanhas de mobilização e divulgação.
Para a moradora Alessandra Pedro Cirilo, o serviço oferecido mais perto de casa é de extrema importância, pois facilita a vida de todos na comunidade.
- Moramos numa área mais distante, e ter acesso aos serviços do CRAS aqui facilita muito. Hoje, por exemplo, com esse mau tempo, seria muito mais difícil ir até o CRAS para resolver minhas pendências - disse Alessandra.
O CRAS Móvel é um programa da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Secretaria de Assistência Social.
O projeto também visa fortalecer a interface com as demais políticas públicas, como saúde, educação, pesca, esporte, cultura e estreitar vínculos com entidades privadas e associações de moradores locais.
Atualmente Angra dos Reis possui oito CRAS (Centro, Nova Angra, Campo Belo, Belém, Bracuí, Frade, Parque Mambucaba e Monsuaba) e a ideia é que o CRAS Móvel amplie o número de atendimentos em 40% estando nas localidades .