Mau tempo causa destelhamentos e quedas de árvores em Angra

Apesar dos ventos fortes e da ressaca no mar, não há registros de vítimas ou feridos no município

Quinta-Feira, 11/08/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Na noite de ontem (10) e madrugada de hoje (11), uma ventania de fortes proporções, causada pelo reflexo da passagem de um ciclone extratropical em alto mar, causou alguns incidentes em Angra dos Reis, embora não haja registro de feridos ou mortos.

A maioria dos atendimentos, relacionada a destelhamentos, aconteceu no Parque Mambucaba, que também contabilizou queda de árvore em cima de uma residência. No Bracuí um poste tombou sobre uma residência – em ambos os casos, a Defesa Civil vai efetuar vistorias para saber se há a necessidade de interdição. Além disso, há registros de queda de árvores em trechos da BR-101

Não houve acionamento de sirenes ou mesmo a necessidade de abrir pontos de abrigo, já que não há desalojados ou desabrigados. A Defesa Civil, que recebeu um alerta preventivo da Marinha do Brasil referente à probabilidade de ventos de intensidade forte a muito forte, entre 50 e 100 km, e de ressaca com ondas de 3 a 6 metros – entre os dias 10 e 12 de agosto –, segue em observação.

– Pedimos que a população fique atenta às informações oficiais da Defesa Civil e que as pessoas procurem ficar em lugares seguros em função dos ventos fortes – resume o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Jairo Fiães.

A Defesa Civil solicita que as pessoas tenham muita atenção ao trafegar pelas rodovias, assim como pede àqueles que possuem embarcações que não saiam para o mar nesse período; que evitem procurar abrigo embaixo de árvores, estruturas metálicas e postos de gasolina, orientam-se apenas pelos órgãos oficiais – evitando notícias falsas e pânico generalizado – e não trabalhem ou mexam com questões elétricas durante o período de mau tempo. Acima de tudo, é igualmente importante que os avisos meteorológicos não sejam subestimados.

Para adquirir mais informações e atualizações relacionadas ao clima, cadastre-se no SMS 40199 e receba dados em tempo real por meio da Defesa Civil, de forma gratuita. O telefone da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil – (24) 3365-4588 – também está aberto à população, para esclarecer quaisquer tipos de dúvidas.

Como se cadastrar no serviço de mensagens SMS da Defesa Civil:

1 – Envie uma mensagem de texto para o número 40199;
2 – Na própria mensagem, informe o CEP da sua residência, trabalho ou hotel/pousada em que esteja hospedado;
3 – Pronto: seu telefone estará cadastrado e você receberá uma mensagem de confirmação via SMS.