Famílias atingidas pelo histórico índice de chuvas em abril deste ano em Angra dos Reis receberam um incentivo para retomar a rotina de seus lares. Numa cerimônia carregada de emoção, as 500 primeiras famílias contempladas pelo Programa Cartão Recomeçar lotaram a quadra do Estádio Municipal, no Balneário, na tarde de quinta-feira, dia 27.
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria de Assistência Social, deu início à primeira etapa da entrega dos cartões. O benefício é uma ação do Governo do Estado, previsto através de Decreto Estadual nº48057, de 2 de maio deste ano, em parceria com os municípios.
A cada quinzena, em média, será realizada a entrega de 500 cartões até atender a totalidade das famílias contempladas. Todos que têm o direito de receber o cartão foram cadastrados e vêm sendo acompanhados pela Prefeitura de Angra desde as chuvas de abril deste ano.
O Cartão Recomeçar é destinado aos que preenchem requisitos cumulativos, como possuir renda de até meio salário mínimo por pessoa ou então ter renda familiar de até três salários mínimos; que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); resida em Angra e, principalmente, que tenha tido sua moradia diretamente atingida pelas enchentes, deslizamentos e desabamentos, reconhecidamente pela Defesa Civil, e mediante comprovação por meio de atestado de setor responsável do município.
O valor do benefício é de R$ 3 mil, mediante a disponibilização de cartão magnético. O valor é destinado à compra de eletrodomésticos da linha branca. O Cartão Recomeçar será concedido uma única vez para o núcleo familiar, não sendo permitido que mais de uma pessoa da mesma família receba o benefício. Ele deverá ser utilizado em até seis meses a partir da data de recebimento. Passado o prazo, o cartão será bloqueado.
Um dos moradores de Monsuaba, bairro que sofreu com grande deslizamento, Robson Bispo dos Santos, de 43 anos, foi o primeiro a receber o Cartão Recomeçar. Para ele, este não foi só um momento de alegria, mas de esperança de um recomeço.
- Temos que seguir em frente. Hoje eu sou pai e mãe da minha filha, porque perdi minha esposa na tragédia. Mas ter esse incentivo para seguir em frente é muito importante. Desde o primeiro dia, tive total apoio da Prefeitura de Angra. Com esse cartão, vou comprar uma máquina de lavar roupa e algumas coisas que ainda faltam na casa em que estou morando com minha filha – disse Robson.
O secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, que esteve no evento representando o prefeito Fernando Jordão, ressaltou que esta parceria entre o município e o Governo do Estado vem trazendo benefícios aos moradores de Angra, como as respostas rápidas à população atingidas pelas fortes chuvas de abril.
- Passamos este ano por um momento difícil vendo nossa população enfrentando as consequências de deslizamento e alagamentos. Mas arregaçamos as mangas para enfrentar os problemas decorrentes das chuvas e dar respostas o mais rápido possível à população. Este cartão, que é uma parceria com o Governo do Estado, é mais um incentivo para que as pessoas possam retomar suas vidas com dignidade - disse Ferreti.
Já o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado, Júlio Saraiva, ressaltou que este cartão, além de ser um incentivo ao recomeço de famílias atingidas por deslizamentos e alagamentos, também é um incentivo à economia local.
- Fico com o sentimento do dever cumprido ao retornar a Angra para dar início à entrega dos Cartões Recomeçar. Sabemos que essas pessoas precisam desse benefício neste momento tão difícil. Também ficamos satisfeitos em saber que é um investimento na economia local com a injeção desses recursos no comércio do município - destacou Júlio.
Na cerimônia de entrega dos cartões, o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio, lembrou que essa é apenas a primeira etapa do programa.
- Para que tenhamos uma entrega organizada, faremos isso em etapas. Quinzenalmente entregaremos o Cartão Recomeçar para um grupo de 500 famílias até chegarmos à totalidade de todos os atingidos pelas chuvas e devidamente cadastrados - informou Eduardo.
O secretário Executivo de Ação Social, Eraldo França, também lembrou que todos contemplados com o Cartão Recomeçar vêm sendo acompanhados pela Prefeitura desde que foram atingidos pelos alagamentos e deslizamentos.
- Estamos quase diariamente com essas famílias, dando todo o suporte necessário, porque sabemos das necessidades de quem passa por essas situações de alagamentos e deslizamentos. Este cartão é mais um benefício que estamos entregando e que, com certeza, será muito bem utilizado pelas famílias.