Prefeitura participa de oficina de governança pública

Reunião online foi realizada pela associação Rede Governança Brasil e contou com prefeitos e representantes de diversos municípios do país

Terça-Feira, 26/07/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A Prefeitura de Angra participou na tarde de segunda-feira, 25, de uma conferência online mediada pelo grupo colaborativo Rede Governança Brasil, com prefeitos e representantes de diversos municípios do país. Participaram do encontro o prefeito Fernando Jordão, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta, a secretária executiva de Comunicação, Regina Braz, e o superintendente de Políticas Públicas, Fabrício Ostrowski.

– Essa iniciativa é muito importante para Angra dos Reis. O nosso prefeito sempre prezou por nomear para os cargos de secretários os profissionais que são servidores de carreira, pois sabe que eles irão manter as políticas públicas existentes. É uma prática de governança muito importante. Nesse quarto mandato, estamos trabalhando com muitas políticas públicas audaciosas – discursou Cláudio Ferreti, secretário de Governo.

A reunião teve como objetivo mostrar o trabalho que a associação mediadora está fazendo com as prefeituras mentoradas, por meio de apresentação de cases de sucesso de governança, políticas de compliance, práticas de prestação de contas, eficácia, eficiência e efetividade. Esse foi o primeiro de seis encontros em que o município participará.

– A governança pública é a política pública. É a transformação da administração pública. Queremos, com os encontros, apresentar as boas práticas da administração pública que cada prefeito conduz e ensiná-las uns aos outros – destacou Augusto Nardes, Ministro do Tribunal de Contas da União e Embaixador da Rede Governança Brasil.

A Rede Governança Brasil é uma rede colaborativa composta por servidores públicos, professores e especialistas que trabalham conjuntamente para disseminar as boas práticas de Governança no Setor Público brasileiro.

– Líderes são feitos de boas ações e altos índices de compromisso e responsabilidade. Eles precisam apontar o caminho, mostrar sua liderança. Sem ela, para nada serve a estratégia. A governança pública tem como intuito avaliar, direcionar e monitorar, por meio da implantação e integração de liderança, estratégia e controle. A governança auxilia o prefeito a organizar a gestão – complementou Augusto Nardes.

Uma cartilha desenvolvida pela Rede Governança Brasil foi disponibilizada para download em formato PDF para todos os participantes. Nela está presente todas as informações sobre a governança no ciclo de políticas públicas; sua importância e seus benefícios; sua implantação, normas e ferramentas e seus fundamentos e instrumentos.

No documento também está contido cases de empresas, instituições e prefeituras que são exemplos de boas práticas de governança, como DATAPREV, BR Distribuidora, Prefeitura de Maragogi/AL, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Natura, Pif Paf Alimentos, WEG S/A, e Elevadores Atlas Schindler.

– Nossa gestão possui muitas frentes em desenvolvimento sustentável. Temos uma enorme capacidade para alcançarmos todos os objetivos esperados na construção de um plano de governança durante os seis encontros em que iremos participar – comentou André Pimenta, secretário de Planejamento e Parcerias.

PRÓXIMOS ENCONTROS:

11/08 – 15 às 17h – Case de sucesso em Governança Municipal – Prefeitura de Maragogi, Alagoas, Prefeito Sérgio Lira;

25/08 – 15 às 17h – Mentoria individual com SQUADS técnicos (equipes multidisciplinares) da Rede Governança Brasil;

08/09 – 15h às 17h – Mentoria individual com SQUADS técnicos (equipes multidisciplinares) da Rede Governança Brasil;

22/09 – 15h às 17h – Mentoria individual com SQUADS técnicos (equipes multidisciplinares) da Rede Governança Brasil;

04/10 – 15 às 17h – Encontro de encerramento.