Abraão recebe novo sistema de transporte de lixo

Compactadores foram fundamentais para o transporte do lixo gerado no Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande

Segunda-Feira, 18/07/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Desde o final de junho, a Vila do Abraão está utilizando um novo sistema para o transporte de lixo. Agora, de forma mais segura e ecológica, o lixo é levado para o continente por meio de compactadores. Antes da chegada dos equipamentos, o lixo era transportado em sacos que podiam causar transbordamentos, prejudicando as águas da Ilha Grande. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, via Secretaria Executiva da Ilha Grande.

- Por meio de uma parceria público privada (PPP), modernizamos os equipamentos de coleta e destinação de resíduos, fazendo com que todo o processo seja mais eficiente e seguro ao meio ambiente – destacou o secretário de Desenvolvimento Regional, Tiago Scatulino.

De acordo com a Secretaria, mesmo em baixa temporada, são produzidas mais 140 toneladas de lixo por mês, na Vila do Abraão, fazendo com que toda logística envolvendo os compactadores seja fundamental para a preservação da Ilha Grande.

- Temos seis compactadores, três ficam na Ilha Grande e os outros três no continente. Quando o compactador chega ao continente, ele é substituído de imediato por um novo - explicou o secretário.

Com capacidade de 3,5 toneladas, os compactadores são uma ótima forma de atender a demanda da Ilha Grande, principalmente em períodos de alta demanda, quando a produção de lixo pode até triplicar. O primeiro grande teste do equipamento foi no Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande.

- O Festival foi um grande desafio, pois o número de visitantes era muito alto. Mesmo com mais de 90% de taxa de ocupação, os equipamentos se saíram muito bem e ajudaram na compactação e redução do lixo, facilitando a manobra de envio dos resíduos para o continente. Somente na sexta e no sábado, foram recolhidas mais de 2 toneladas de recicláveis – informou o secretário executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo.

A expectativa é que os compactadores cheguem a outras localidades da Ilha Grande, sendo essa apenas uma entre diversas ações para a proteção e preservação de nosso Patrimônio Mundial.

- A criação da Secretaria Executiva Ilha Grande foi fundamental para que a Prefeitura pudesse atender melhor as demandas da localidade. No biênio de 2022 e 2023, vamos trazer muitas melhorias na educação, saúde, urbanização e infraestrutura. As políticas públicas vão beneficiar os moradores do Patrimônio Mundial, a nossa Ilha Grande - destacou o secretário de Governo, Cláudio Ferreti.