Violão Ecológico virou o totem do Festival de Música

Confeccionado pela Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins, instrumento feito com materiais recicláveis virou a sensação do evento

Terça-Feira, 12/07/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Desde sexta-feira, 8 de julho, quando o painel com o violão ecológico que dava boas-vindas ao público do Festival de Música e Ecologia da Ilha grande foi montado, quem passou pela entrada oficial do evento não conseguiu deixar de prestar atenção nele. Fosse para analisar o objeto de perto ou principalmente para tirar uma foto fingindo empunhar o instrumento, centenas de pessoas registraram o momento, fazendo com que a peça se transformasse num tipo de totem do festival.

Foram utilizados apenas materiais recicláveis no painel: 75 garrafas PET de refrigerante, tintura/corante de alimentação e um mosaico de embalagens de sorvete e xampus, entre outros tipos. A madeira – eucalipto – é de reflorestamento e a parte do compensado é todo de reaproveitamento. Toda a estrutura, desde a concepção ao trabalho artístico, foi feita pela Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins, e o violão foi produzido pela oficina de carpintaria que faz parte da estrutura da secretaria.

– Com o objetivo de dar enfoque ao tema ecologia, construímos o painel com o violão, para que os visitantes pudessem tirar fotos. A ideia é que as pessoas levem o conceito de sustentabilidade e das possibilidades de reúso para suas casas – explica a secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Beth Brito.