Parque da Cidade é pauta na Semana do Meio Ambiente

Novo conselho gestor do parque fez sua primeira reunião nessa quarta-feira. Modelo de concessão foi apresentado aos novos conselheiros

Quinta-Feira, 09/06/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

O Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) está promovendo a Semana do Meio Ambiente. Como parte da programação, na manhã de quarta-feira, 8, foi realizada no Centro de Estudos Ambientais (CEA) a primeira reunião do novo Conselho Gestor do Parque da Cidade (Parque Natural Municipal da Mata Atlântica).O mandato vai de 2022 a 2024.

Na reunião, foram apresentados aos novos conselheiros alguns dados e informações gerais sobre o Parque da Cidade, incluindo sua área, infraestrutura, atividades e o andamento dos projetos, além das funções dos conselheiros. O principal assunto foi o modelo de concessão do parque, apresentado pelo secretário municipal de Planejamento e Parcerias, André Pimenta.

No final do mês passado, houve o lançamento do edital de licitação da concessão do Parque da Cidade (Parque Natural Municipal da Mata Atlântica). O projeto tem como órgão articulador a Secretaria de Planejamento e Parcerias e, como órgão responsável, o Imaar, e objetiva transformar o turismo terrestre da região central. O edital trata sobre prestação de serviços que incluem a realização das obras, implantação, gestão, operação e manutenção do Parque da Cidade, além da realização de outros investimentos e serviços obrigatórios pela futura concessionária. O documento pode ser acessado no Boletim Oficial nº 1.499 (angra.rj.gov.br).

Durante a reunião também houve a homologação do resultado da eleição da parcela do conselho gestor composta por órgãos da sociedade civil. O conselho é formado ainda por representantes do poder público. A composição inclui, da parte do poder público, representantes do Imaar, Turisangra, Secretaria de Planejamento e Parcerias, Secretaria Executiva de Assistência Social, Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Instituto Estadual do Ambiente – Superintendência da Baía da Ilha Grande (SupBIG) e Câmara Municipal de Angra dos Reis - Comissão de Meio Ambiente.

Da parte da Sociedade Civil, os segmentos representados são associações de moradores, setor de turismo, construção civil, meio acadêmico, ambientalistas, setor esportivo e guias de turismo. A lista completa com os nomes de todos os representantes – titulares e suplentes – será publicada no Boletim Oficial da Prefeitura (angra.rj.gov.br) nos próximos dias.

O PARQUE
O Parque da Cidade foi criado através de decreto em 2017. A nova unidade de conservação envolve a parte alta dos morros da Carioca, Santo Antônio, Caixa D’Água, Carmo, Peres, Glória, e da Cruz; seguindo também por cima do Encruzo, Enseada, Retiro, Ribeira, Vila Velha, Praia Grande, Bonfim e Colégio Naval.

A área ocupa o topo do morro do Centro de Angra e tem mais de mil hectares, sendo uma unidade de conservação de proteção integral, estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). O parque vai contar com atividades esportivas e de lazer, fortalecendo outros atrativos da cidade, como visitas a monumentos históricos e praias do continente, tornando o turismo em Angra dos Reis forte não só na Baía da Ilha Grande, mas também na área continental.

Os objetivos que levaram a gestão da Prefeitura de Angra a decretar a criação do parque se agrupam em três eixos centrais: preservação ambiental, controle do uso e ocupação do solo, e a potencialização do turismo ambiental e ecológico.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Com o tema “Uma só Terra. Somos todos responsáveis!”, a Semana do Meio Ambiente, que começou no último domingo, dia 5, foi pensada e organizada para toda a população, a fim de despertar a conscientização ambiental em cada cidadão. O conjunto de atividades, distribuídas nos seis dias da Semana, destaca, por meio de diferentes ações propostas, a ideia de respeito à natureza e de participação coletiva na construção de um mundo sustentável, além de mostrar algumas das iniciativas de diversos órgãos e institutos envolvidos com assuntos ambientais.

A programação é aberta ao público e termina nesta sexta-feira, 10, com a capacitação do Plano Diretor, no CEA, das 9h às 11h; e a campanha de adoção de animais, na Praça Zumbi dos Palmares, das 10h às 16h.