Quase 500 cirurgias de catarata realizadas em três dias

Procedimentos ocorreram numa carreta adaptada que ficou estacionada no ginásio do Estádio Municipal, no Balneário

Quarta-Feira, 08/06/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Quatrocentos e noventa moradores de Angra dos Reis passaram por cirurgias de catarata entre domingo e terça-feira, 5 e 7 de junho, numa grande ação organizada pela Prefeitura de Angra, por meio do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) e da Secretaria de Saúde.

Os procedimentos aconteceram em uma carreta adaptada com quatro cadeiras para atendimentos simultâneos – duas para anestesia e outras duas para as cirurgias. O veículo ficou estacionado no ginásio do Estádio Municipal, cumprindo todos os protocolos exigidos pela Vigilância Sanitária. Na ação, os pacientes que precisavam operar a primeira vista contaram com uma equipe profissional altamente qualificada.

– Quando eu comuniquei ao meu oftalmo que iria fazer essa cirurgia no mutirão da prefeitura, ele me disse que era uma coisa excelente, porque clientes dele que fizeram ficaram ótimos e também que os profissionais que atendem lá são os melhores do Brasil. Então, eu fui tranquilo e realmente foi uma operação simples, que me proporcionou uma visão de qualidade – explica o comunicador Antônio Clementino.

A cirurgia de catarata não serve apenas para devolver uma visão de mais qualidade aos moradores, mas para proporcionar melhor qualidade de vida a todos. Os idosos, por exemplo, passam a viver de forma mais segura e com autonomia para a realização de algumas tarefas diárias, antes prejudicadas pela baixa visão.

Com o objetivo de levar este benefício à população, de 2018 para cá, a Prefeitura de Angra realizou 4.124 procedimentos, por meio de cirurgias de alto volume de catarata, os chamados mutirões. Para ter acesso às cirurgias de catarata, o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Lá, o médico fará um encaminhamento para o setor oftalmológico do HMJ. Após consultas e exames, caso os especialistas constatem a necessidade da cirurgia, ela será agendada para uma próxima ação de cirurgia de alto volume de catarata.