Angra realiza novas 430 cirurgias de catarata

Exames pré-cirúrgicos começam hoje e os procedimentos serão feitas a partir de domingo

Quinta-Feira, 02/06/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Mais 430 moradores de Angra dos Reis passarão por cirurgias de catarata nos próximos dias. Como em anos anteriores, a ação ocorrerá em uma carreta adaptada que está estacionada no ginásio do Estádio Municipal, no Balneário. O veículo cumpre todos os protocolos exigidos pela Vigilância Sanitária e possui quatro cadeiras para atendimentos, sendo duas para anestesia e outras duas para as cirurgias.

Neste momento, serão contemplados os moradores que precisam operar a primeira vista. Entre esta quinta (2) e sábado (4), o grupo passará por exames pré-cirúrgicos. Os procedimentos ocorrerão de domingo (5) a terça-feira (7), no mesmo local. Uma ambulância ficará a postos para qualquer atendimento necessário.

As cirurgias de catarata, viabilizadas por uma parceria entre o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) e a Secretaria de Saúde, não servem apenas para devolver uma visão de mais qualidade aos moradores, mas proporcionam a eles melhor qualidade de vida. Os idosos, por exemplo, passam a viver de forma mais segura e com autonomia para a realização de algumas tarefas diárias, antes prejudicadas pela baixa visão.

Desde 2018, a Prefeitura de Angra realizou 4.124 cirurgias de catarata, por meio de cirurgias de alto volume de catarata, os chamados mutirões. Para ter acesso ao procedimento, o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e lá o médico fará um encaminhamento para o setor oftalmológico do HMJ. Após consultas e exames, caso os especialistas constatem a necessidade da cirurgia, ela será agendada para uma próxima ação de cirurgia de alto volume de catarata.