Grupão de Tratamento de Tagabismo é iniciado no CEA

O grupo da Japuíba começará os encontros na próxima segunda-feira, 23 de maio

Terça-Feira, 17/05/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A Secretaria de Saúde iniciou na manhã dessa segunda-feira, 16 de maio, o Grupão de Tratamento de Tabagismo do Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. Em função da chuva, o grupo que começaria na Escola Municipal Cleusa Jordão, na Japuíba, às 19h, foi transferido para a próxima segunda, 23 de maio, no mesmo local e horário.

Sendo assim, as pessoas da região da Japuíba terão mais uma oportunidade de iniciar o tratamento. Não há limite de idade e não é necessário agendar. Para participar, basta comparecer ao encontro.

Segundo a coordenadora da Área Técnica do Programa Nacional de Controle de Tabagismo, são dois meses de tratamento e outros 10 de manutenção, totalizando um ano de acompanhamento.

- Durante esse período, o tabagista recebe adesivos e participa de terapias naturais como auriculoterapia, florais, ioga – informou a coordenadora.

No primeiro mês, os encontros são semanais e, no segundo, quinzenais. Do terceiro mês até o fim do tratamento, os pacientes encontram-se uma vez por mês, compartilhando suas experiências, conquistas e desafios na batalha contra o cigarro.

Ao longo do tratamento do tratamento, com a prática de um protocolo de Ministério da Saúde, a equipe incentiva os pacientes e se afastarem do cigarro, com métodos para diminuir a ansiedade e incentivo a outras práticas saudáveis, como prática de atividades físicas e foco na alimentação.

O morador pode obter mais informações sobre os grupos de tabagismo na Área Técnica do Programa Nacional de Controle de Tabagismo da Secretaria de Saúde pelo telefone (24) 3377-6538.