HMJ retoma cirurgias eletivas

Oito leitos foram reativados na clínica cirúrgica, que atende os pacientes no pré e pós-operatório

Quinta-Feira, 12/05/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Neste Dia Mundial da Enfermagem, 12 de maio, o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) retoma um importante serviço prestado à saúde da população: as cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são consideradas de urgência e podem ser programadas.

Somente nesta quinta-feira (12), sete procedimentos estão sendo realizados, entre cirurgias geral e ortopedia. Até o fim do mês, outras 52 cirurgias estão previstas para acontecer.

A retomada das cirurgias eletivas foi possível com a reabertura da clínica cirúrgica, destinada ao pré e pós-operatório dos pacientes. O espaço foi reativado com 8 leitos, e este número será expandido para 12.

- Desde o início da pandemia, só estávamos realizando as cirurgias de urgência, em função das restrições de acesso ao hospital para evitar a contaminação dos pacientes pelo coronavírus. Agora, com a reabertura da clínica cirúrgica, retomamos os procedimentos eletivos com força total, com a qualidade, dedicação e compromisso de sempre – frisou a diretora hospitalar.


HOSPITAL MUNICIPAL DA JAPUÍBA

O Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) atende a pacientes de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba. Com 150 leitos e 700 profissionais em atuação, a unidade acolhe em torno de 380 pessoas no Serviço de Pronto Atendimento.

Com cinco salas de cirurgia, o HMJ realiza procedimentos de alta complexidade como cirurgias de urgências em vítimas de acidentes (politraumatizados), cirurgias neurológicas, geral, ortopédicas, oncológicas, vasculares, pediátricas e de bucomaxilo.
Também são realizados procedimentos de mastologia, urologia, otorrino, odontologia, ginecologia e vascular, além de exames como colonoscopia endoscopia digestiva.

Para isso, a unidade conta com o suporte de UTI com 20 leitos, leito infantil de alta complexidade, laboratório, hemonúcleo e uma gama de exames de imagem, como tomografia, ultrassom, ecocardiograma e raio-X.