Rios de quinze bairros serão desassoreados em Angra dos Reis

Intervenção é essencial para prevenção de transbordamentos e alagamentos

Terça-Feira, 10/05/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Com o objetivo de melhorar a fluidez dos rios e evitar transtornos causados pela chuva, a Prefeitura de Angra está realizando o desassoreamento de diversos rios em diferentes bairros do município. No momento, estão sendo realizadas obras na Japuíba, Pontal, Jacuecanga e Vila do Abraão.

Com uma máquina escavadeira, é feita a retirada de materiais que atrapalham o curso da água, como lodo, rejeito e impurezas, limpando o fundo do rio e colaborando para evitar o transbordamento e possíveis enchentes. As equipes da Secretaria Executiva de Serviço Público estão trabalhando no desassoreamento de 23 rios em 15 localidades do município.

O próximo local a receber as ações será o Parque Mambucaba, a partir do dia 16 de maio. No total, 17 ruas na localidade vão receber obras de drenagem e pavimentação que vão trazer melhores condições de vida e de locomoção para os moradores. Ao longo dos últimos anos, 120 ruas do Parque Mambucaba já receberam estas melhorias.

As ações de desassoreamento foram autorizadas pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea) mediante pedido da Prefeitura de Angra para a execução do programa de desassoreamento na cidade – a ser finalizado em 120 dias, incluindo rios nos bairros de Jacuecanga, Belém (já finalizado), Parque Mambucaba, Vila do Abraão – Ilha Grande – Bracuí, Ariró, Pontal, Frade, Centro, Camorim, Monsuaba e Cantagalo.