Angra é selecionada para compor o CIEVS

Rede está ligada à organização mundial que visa detectar e aprimorar as intervenções necessárias para as emergências de saúde pública

Segunda-Feira, 09/05/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Angra dos Reis foi escolhida pelo Ministério da Saúde para compor o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), uma rede mundial de alerta e resposta (Global Outbreak Alertand Response Network – Goarn) de Vigilância em Saúde. O objetivo é detectar e apoiar as intervenções necessárias diante das emergências de saúde pública, visando evitar a propagação de doenças.

Na sexta-feira, 6 de maio, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde foram treinados por profissionais da Rede CIEVS Estadual e Federal.

- Neste ano, o Ministério da Saúde, ampliou a Rede CIEVS de 129 para 163 no Brasil e Angra dos Reis foi o único município do Estado do Rio de Janeiro a ser contemplado com a expansão – informou a diretora de Saúde Coletiva.

A escolha por Angra se deu, entre outros motivos, pelo histórico de desastres naturais ocorridos no território, pela presença da Central Nuclear e pela forma como a Secretaria Municipal de Saúde vem atuando frente às emergências de saúde pública, como por exemplo, na conduta da pandemia da covid-19.

O novo instrumento será parte integrante da Vigilância em Saúde e funcionará 24h, sete dias por semana. A equipe estará apta para o recebimento de notificações de casos suspeitos ou confirmados de doenças e agravos de notificação compulsória e orientação para esclarecimento sobre condutas de investigação, diagnóstico e medidas de controle, dentre outras.

- Ficamos muito felizes com a escolha de Angra para compor a Rede CIEVS. Não tenho dúvidas de que o serviço vai fortalecer nossa Vigilância e aprimorar o processo de trabalho – destaca o secretário de Saúde.