Curso Agravos psicossociais na assistência, saúde e educação

Inscrições estão abertas. Objetivo principal é capacitar agentes públicos para ajudar população na superação de problemas agravados na pandemia

Quinta-Feira, 31/03/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Estão abertas as inscrições para o curso “Os agravos psicossociais na assistência social, educação e saúde”, promovido pela Escola de Gestão Pública da Prefeitura de Angra dos Reis. As aulas serão nos dias 12, 19 e 26 de abril (terças-feiras), das 9h30 às 11h, totalizando quatro horas e meia de carga horária. Podem participar dos cursos da Escola de Gestão servidores de carreira, estagiários e comissionados. As aulas serão presenciais na própria Escola de Gestão, localizada na Rua da Conceição, 244 (edifício Pathernon), Centro de Angra.

O curso será ministrado por Vanessa Trindade Teixeira, especialista em Serviço Social e Saúde com ênfase em Saúde Mental. Serão abordados tópicos como “políticas sociais no Brasil”, “violência, toxicomania e saúde mental na pandemia de Covid-19”, e “prevenção de agravos psicossociais”. O curso tem uma proposta multidisciplinar, envolvendo funcionários da saúde, educação, assistência social e demais áreas da gestão pública, com o objetivo de melhorar os serviços prestados à população, tendo como foco a superação dos problemas agravados na pandemia.

– A ideia do curso é juntar servidores, especialmente das políticas de saúde, educação e assistência social, para enumerar os efeitos da pandemia de Covid-19 e reconstruir novas estratégias de desenvolvimento para reduzirmos os seus impactos negativos, como o aprofundamento da violência e de agravos psicossociais, sobretudo a ansiedade e a depressão; a evasão e a desigualdade escolar; o uso e abuso de álcool e outras drogas; dentre outras vulnerabilidades. A melhoria dos serviços perpassa por todas essas áreas, já que a família atendida em um posto de saúde é a mesma que acessa a educação e muitas vezes chega aos Cras e Creas – explica Vanessa Trindade.

Os certificados do curso “Os agravos psicossociais na assistência social, educação e saúde” serão concedidos aos alunos que obtiverem o mínimo de 75% de frequência e 70% de aproveitamento no somatório das atividades e avaliações, conforme o caso.

As inscrições devem ser feitas pelo link abaixo:
https://forms.gle/wtRxv7TMWYfu6cGWA

Após a inscrição, é preciso ingressar no grupo de Whatsapp do curso, pelo link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/JSWo7wcKgBMIvsf3izXKDE

Mais informações pelo e-mail egp.pmar@angra.rj.gov.br, pelo telefone (24) 3365-4651 ou na própria Escola de Gestão Pública.