Prefeitura de Angra viabiliza 340 cirurgias de catarata

Operações são de pacientes que operaram a primeira vista no ano passado

Terça-Feira, 01/02/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A saúde continua sendo prioridade para a Prefeitura de Angra. Para que seus moradores apresentem uma boa visão, tendo assim melhor qualidade de vida, o programa de cirurgias de catarata foi retomado. Nesta segunda (31) e terça-feira (1), 340 operações estão sendo realizadas, por meio do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ).

As cirurgias realizadas desta vez são do segundo olho dos pacientes que operaram pela primeira vez em agosto do ano passado. Em cada dia, são realizados 170 procedimentos e os pacientes já saem com datas das avaliações agendadas.

A estrutura para as operações segue os padrões anteriores e acontece em uma carreta totalmente equipada, estacionada no Estádio Municipal, no Balneário. O veículo possui quatro cadeiras de atendimento, sendo duas para anestesia e outras duas para cirurgias. Todos os protocolos foram analisados pela Vigilância Sanitária.

- Essa ação é muito importante para a cidade, para o povo, para quem não tem condições de pagar. Estamos sendo bem cuidados, está todo mundo sentado, a equipe é bem atenciosa com a gente, é coisa de primeira mesmo – contou o aposentado Manoel Rodrigues, de 69 anos.

Para ter acesso à cirurgia de catarata, o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e lá o médico fará um encaminhamento para o setor oftalmológico do HMJ. Após consultas e exames, caso os especialistas constatem a necessidade da cirurgia, ela será agendada.

- Chegamos a quase três mil cirurgias de catarata realizadas em nosso município. Temos aqui uma carreta adaptada, com quatro cadeiras, onde o cirurgião tem a possibilidade não só de quebrar a catarata, mas também de colocar a lente. Estou aqui representando o prefeito que está em uma agenda junto com o presidente da república. Esse é mais um passo à frente na saúde da nossa cidade – afirmou o secretário de Saúde.