Maternidade retorna para a Santa Casa nesta sexta-feira

Espaço foi totalmente reformado e conta com 52 leitos, sendo 12 de UTI neonatal

Quinta-Feira, 27/01/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Depois de ficar dois anos funcionando no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), a maternidade estará de volta à Santa Casa de Misericórdia, a partir desta sexta-feira (28). O espaço passou por uma ampla reforma e conta com mobiliário e equipamentos novos.

Provisoriamente, o setor dividirá o mesmo prédio com o Centro de Referência Covid-19, que além de contar com leitos para pacientes com a doença sedia ainda o Centro de Triagem do Centro. Embora haja o compartilhamento do imóvel, os fluxos serão diferentes e não haverá risco para as gestantes e seus acompanhantes.

A recepção da maternidade ficará na primeira entrada da Santa Casa, onde tem uma porta de vidro. De lá, a gestante será levada para o segundo andar em um elevador exclusivo. Neste espaço estarão 52 leitos, sendo 12 de UTI neonatal, e dois Centros Cirúrgicos totalmente equipados, com aparelhos modernos.

Ainda neste andar uma área foi isolada e nela foram instalados quatro leitos para receber gestantes positivadas para covid. Esse é um local onde as pacientes receberão todos os cuidados necessários sem oferecer risco para as outras mães e bebês.

A volta da maternidade para a Santa Casa vai permitir com que o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) amplie seus serviços, principalmente as cirurgias eletivas, que estavam limitadas já que os centros cirúrgicos do HMJ vinham sendo utilizados para partos.

Secretarias relacionadas: Saúde