Fim de semana com ações de ordenamento em Angra

As operações aconteceram na Ilha Grande e no continente e visam garantir um turismo mais organizado e seguro

Segunda-Feira, 24/01/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

O final de semana foi de muito sol e turismo em alta em Angra dos Reis. Para manter a cidade organizada, a prefeitura promoveu algumas ações de ordenamento.

Uma delas aconteceu na madrugada de sábado (22), no bairro da Serra D’Água. Realizada em conjunto com a Prefeitura de Paraty, a ação teve como objetivo a fiscalização de veículos turísticos. Neste local, 45 veículos foram abordados e nenhum deles precisou retornar. Também teve barreira turística no Centro da Cidade, onde 80 veículos foram fiscalizados. Cem veículos, entre ônibus, micro-ônibus e vans, solicitaram o documento que garante acesso à cidade.

Houve também um controle de turistas nas estações Santa Luzia, no Centro, e Abraão, na Ilha Grande. Durante o final de semana, passaram pelos dois espaços cerca de 10 mil visitantes. Foram 116 passeios de escuna ou lancha pelas ilhas e 92 translados.

A preocupação com a segurança dos moradores e turistas fez com que a Prefeitura de Angra realizasse uma ação de controle de táxi boat, na Vila do Abraão, na Ilha Grande. Pelo menos 60 embarcações foram abordadas. Este tipo de operação continuará por tempo indeterminado.

A TurisAngra esteve presente também na Praia de Japariz, na Ilha Grande, onde estão localizados os restaurantes que recebem os passageiros das escunas. No sábado (22) e domingo (23), foram cerca de 70 paradas, somando mais de 5 mil pessoas.

Ações de fiscalização foram realizadas no continente também. Uma delas aconteceu na Praia Grande, no domingo (23). Após diversas denúncias e vídeos postados nas redes sociais, uma equipe formada por vários setores da prefeitura fez abordagens no local. Foram identificadas duas embarcações fazendo serviço de fretamento turístico sem a autorização do município. Os responsáveis receberam multas, conforme determina a Lei nº 3.830 de 2018.

As operações promovidas pela Prefeitura de Angra tiveram a participação da TurisAngra; Secretaria de Segurança Pública (Ordem Pública e Mobilidade Urbana/ Proeis/ Postura/ Vigilância Patrimonial/Trânsito) e Secretaria Executiva da Ilha Grande e contaram ainda com o apoio da Polícia Militar e da 4ª UPAM (Polícia Ambiental).