Crianças quilombolas são vacinadas contra a covid

A ação aconteceu neste sábado (22), das 9h às 16h, na UBS Bracuí

Sábado, 22/01/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Vitor Hugo, Eloá Travassos, Enzo Gabriel, Alexia Vitória e João Miguel foram algumas das crianças, entre 5 e 11 anos, da comunidade do Quilombo Santa Rita do Bracuí que, neste sábado (22), tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Eles compareceram, junto com seus responsáveis, na UBS Bracuí, onde a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe exclusiva para a vacinação deste público.

- Por mim, todas as crianças seriam vacinadas. A gente tem que acreditar em Deus e também confiar nos homens que Ele capacita para cuidarem da nossa saúde. Eu acredito na vacina – ressaltou dona Tereza Rodolfo dos Santos, que levou o neto Vitor Hugo, de 9 anos, para vacinar.

Durante todo o dia, 19 crianças compareceram à unidade de saúde. Aquelas que não puderam ir neste sábado, conseguirão ser vacinadas na UBS Bracuí, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Os critérios são os mesmos: estar cadastrado na unidade como quilombola, ir acompanhado do responsável e levar o cartão vacinal.

- É uma grande alegria a gente estar vacinando as nossas crianças, porque elas também estão ficando doentes. Proteger a saúde das crianças é tudo, porque nossas elas são o nosso futuro – refletiu a líder da comunidade quilombola, Marilda de Souza Francisco, que acompanhou a ação de vacinação das crianças.

Também neste sábado, 440 pessoas acima de 12 anos puderam receber primeiras, segundas e terceiras doses do imunizante contra a covid-19, em cinco pontos de vacinação: CEMs Centro, Japuíba, Jacuecanga e Parque Mambucaba e na UBS Bracuí.

Nestes mesmos locais, o imunizante continuará disponível para a população, de terça a sábado, das 9h às 16h. Além deles, a ESF Frade Praias também realiza vacinação, mas de terça a sexta, também das 9h às 16h.

Sobre a vacinação das crianças, a Secretaria de Saúde aguarda a chegada de novas doses para divulgar as próximas etapas da campanha municipal de imunização.