SAAE Angra é declarado adimplente pelo SNIS

Com este atestado, o Serviço de Água e Esgoto continua habilitado para buscar recursos federais

Quarta-Feira, 29/12/2021 | Secretaria Executiva de Comunicação .

O Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão vinculado à Secretaria Nacional de Saneamento, atestou, nesta semana, que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis (SAAE) respondeu positivamente ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A autarquia está adimplente com a obrigação de fornecimento regular de dados, conforme exigência contida nas Normativas de Programas de Investimentos em Saneamento do Ministério.
O Atestado de Regularidade é extensivo ao município ao qual o prestador de serviços está legalmente vinculado e é válido até o lançamento da base de dados do ano de referência 2021. Com essa regularidade o SAAE Angra continua apto a buscar recursos federais.

INVESTIMENTOS EM 2021

O Saae Angra alcançou diversas melhorias neste ano, entre elas a aquisição de novos uniformes, EPI’s e ferramentas para os seus funcionários e o aumento de quase 100% da quantidade de seus veículos.
A autarquia também executou 16 mil metros de novas redes de água e três mil metros de redes de esgoto sanitário em vários bairros. Além disso, 31 reservatórios de água potável foram instalados, aumentando a capacidade de reservação em diversas comunidades. Outra conquista foi a implantação de 14 novas bombas nos diversos sistemas de saneamento básico.
O Morro da Lagartixa e a Gamboa do Belém ganharam elevatórias e a Vila do Abraão, na Ilha Grande, teve o lançador concluído. A elevatória de esgotamento sanitário de Jacuecanga foi recuperada, assim como a de Monsuaba, que já está em operação.
Também neste ano, o Saae assinou um convênio com a Eletronuclear que permitirá as obras de ampliação do reservatório do Bracuí e a implantação de uma nova captação de água em Mambucaba. A autarquia ainda está concluindo o projeto e aguardando a doação de biodigestores para o início da obra de saneamento básico da Praia de Japariz, na Ilha Grande.

- Trabalhamos muito em 2021 e também executamos diversas pequenas obras para a reforma e melhoria de barragens e de reservatórios de concreto em todo município, sem falar no programa de limpeza de barragens – destacou o presidente autarquia, que se despede da do Saae para novos desafios no governo, a partir de 2022.

Secretarias relacionadas: SAAE