Centro de Referência Covid-19 zera internações

A marca foi alcançada na terça-feira (23)

Quarta-Feira, 24/11/2021 | Superintendência de Comunicação .

Um ano e oito meses após ter sido montado pela Prefeitura de Angra, na Santa Casa, o Centro de Referência Covid-19 está com todos os seus leitos desocupados. É a primeira vez que a unidade de saúde atinge essa marca. A última alta aconteceu na noite de terça-feira (23) e foi de Rafael da Conceição Souzedo, de 40 anos, morador da Nova Angra.

- É um recomeço. O sentimento é de gratidão e a partir de hoje muitas coisas mudam. Precisamos viver mais porque é uma oportunidade que a gente recebe. Gostaria de agradecer a equipe médica, enfermeiros. Todos foram especiais e eu só tenho a agradecer – destacou Rafael.

Rafael deu entrada no Centro de Referência no dia 16 de novembro, foi internado na enfermaria com 50% de comprometimento pulmonar. Dois dias depois seu caso evoluiu e foi necessário suplementação de oxigênio e indicação de monitoração na Unidade de Terapia Intensiva. A alta dele foi um momento de emoção para seus familiares e os profissionais que estão há quase dois anos lutando contra a pandemia.

- Esse é o resultado de um trabalho sério que realizamos desde o início da pandemia, em nenhum momento os moradores deixaram de ter atendimento. Pudemos ver a dedicação dos nossos profissionais a quem temos muito a agradecer – frisou o prefeito.

De 27 de março de 2020 a 23 de novembro de 2021 o Centro de Referência teve um total de 1.762 internações, 1.247 altas e 389 óbitos.

A diferença nos números apresentados sobre internações no Centro de Referência Covid-19 (Santa Casa), de 126 pacientes se dá por diversos fatores:

- Após um tempo de internação, o paciente passou a não ser mais covid reagente, sendo transferido para um leito normal;

- Transferência para município de origem, pois veio regulado para o leito de CTI e após melhora, retorno para sua cidade;

- Transferido para hospital particular por ter plano de saúde.

O espaço continuará aberto caso seja necessário prestar atendimento a novos pacientes com covid-19.