Angra sedia Fórum Regional do Turismo Fluminense

Palestras e debates marcaram a terceira edição do evento promovido pela Secretaria de Estado de Turismo

Quarta-Feira, 24/11/2021 | Superintendência de Comunicação .

O município de Angra dos Reis sediou, nessa terça-feira (23), o Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa Verde, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo. O evento, realizado no Instituto Serenar, contou com um estande da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, a TurisAngra, divulgando os inúmeros atrativos da cidade, incluindo a Ilha Grande, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

A mesa de abertura do fórum contou com a participação do prefeito, do secretário de Estado de Turismo, da deputada estadual de Angra, entre outras autoridades das esferas federal, estadual e municipal.

- Não posso deixar de parabenizar o governador por toda a atenção que tem dado ao interior. Estamos tendo hoje uma grande oportunidade de discutir os gargalos e destacar nossas potencialidades, visando à retomada do turismo no pós-pandemia – frisou o prefeito, que estava acompanhado do secretário de Governo, do seu vice e demais representantes da prefeitura, além de vereadores.

Quem também elogiou a iniciativa foi o presidente da TurisAngra.

- Esse fórum veio para mostrar a união dos municípios da Costa Verde e gerar um debate produtivo em torno das potencialidades e desafios para o turismo sustentável em Angra dos Reis e na região – frisou.

Para o secretário de estado de Turismo, que conduziu o evento, os debates são fundamentais para que os profissionais se aprofundem em algumas questões importantes para o desenvolvimento do setor.

- Sabemos a dificuldade que os gestores da atividade, em seus respectivos municípios, têm em trocar ideias, em conhecer a realidade dos outros, os problemas e os casos de sucesso. O Fórum é um importante momento de troca de conhecimentos e de experiências, que une todos os profissionais da cadeia produtiva do turismo do interior do Estado – destacou o secretário, lembrando que o fórum da Costa Verde contou com a presença de representantes do turismo de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.

Para a deputada estadual de Angra dos Reis, membro da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o fórum foi de suma importância para todos os atores envolvidos no segmento.

- O turismo é uma atividade com potencial incrível de geração de trabalho e renda. Toda a rede hoteleira, de bares, restaurantes e vários prestadores de serviços está ávida pela retomada deste importante setor para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. Este é um momento muito importante para traçarmos os rumos do nosso turismo – frisou a deputada.

O Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa Verde – contou com várias mesas de discussão que abordaram assuntos relacionados aos principais gargalos da região. Foi realizada ainda por Giovane Gávio, ex-jogador de voleibol e atual técnico, uma palestra motivacional que animou o público. Participaram dos debates e da plateia, empresários, guias de turismo, representantes da segurança pública, de organizações, conventions e associações, além de gestores municipais, entre outros. O evento contou com apresentações culturais, como a do coral da aldeia indígena Sapukai e também experiências gastronômicas.