Angra moderniza sistemas em busca de gestão mais eficiente

Angra moderniza sistemas em busca de gestão mais eficiente

Segunda-Feira, 25/10/2021 | Superintendência de Comunicação .

Com o entendimento de que a era digital é também para o setor público, a Prefeitura de Angra vem realizando diversos investimentos, entre eles a modernização dos sistemas, a fim de zerar o uso de papel, dando mais eficiência, agilidade e qualidade aos processos. Uma das ações será a modernização do sistema tributário para facilitar o acesso do cidadão às informações e à emissão de guias.

Na Secretaria de Saúde e no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) estão sendo implantados sistemas de gestão viabilizando a marcação e o acompanhamento de consultas, prontuário eletrônico, senhas de atendimento, além de informações digitais de cada paciente. Estes dados estarão disponíveis via celular e totens de autoatendimento espalhados pela cidade.

Todas as escolas públicas da rede municipal de Educação contarão com leitura facial dos alunos, permitindo o aprimoramento da gestão com diário digital e o combate à evasão escolar. A modernização ainda possibilitará a organização do conteúdo de aulas e o acesso remoto a professores, alunos, pais e responsáveis, tudo na palma da mão, via celular.

- Estamos implantando também o sistema jurídico integrado aos demais órgãos externos Estaduais e Federais – informou o secretário de Planejamento.

Para a Infraestrutura, a prefeitura está adquirindo ferramentas e equipamentos para que o colaborador possa desenvolver seu trabalho. São mais de 700 computadores, HDs, pen drives, equipamento de videoconferência, notebooks, projetores multimídia e diversos softwares, como pacote office, autocad, REVIT e corel draw.

- Vamos informatizar a nossa estrutura administrativa, possibilitando melhores condições de execução das nossas demandas e, consequentemente, proporcionando uma gestão mais eficaz no atendimento à população – frisou o secretário de Governo.

Para maior segurança das informações, está sendo contratado backup das informações em nuvem, considerando que o município já sofreu um ataque hacker no ano passado.

O geoprocessamento, que integra dados e informações de todas as áreas e setores do município, faz parte deste processo de modernização. Até o final de 2021, será lançada a versão web gratuita para o uso da população.

Há ainda dois grandes projetos em andamento: a fábrica de software, que servirá como base de desenvolvimento pleno de software para demandas internas da Prefeitura, e o Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED, que está sendo contratado e permitirá todo o processo de digitalização e gerenciamento dos documentos.

- Estamos vivendo um novo momento da gestão pública, uma gestão mais moderna e mais eficiente, aprimorando assim o caminho entre as demandas e expectativa da população – finalizou o prefeito.