Conferência Estadual de Assistência Social

Três delegados de Angra foram selecionados para representar o município e a Costa Verde na etapa nacional, em dezembro

Sexta-Feira, 22/10/2021 | Superintendência de Comunicação .

Representantes da área de ação social de Angra dos Reis participaram nesta semana da 13ª Conferência de Assistência Social, realizada remotamente (Zoom e Youtube) de terça a quinta-feira (19, 20 e 21). A iniciativa foi realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e teve apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social.

A conferência discutiu propostas para o setor em âmbito estadual e serviu também para eleger três delegados de Angra dos Reis (dois titulares e um suplente) para representarem a Região da Costa Verde e o Estado do Rio de Janeiro na Conferência Nacional de Assistência Social. O evento ocorrerá em dezembro deste ano de forma virtual ou em Brasília.

Os delegados escolhidos foram Vanessa Ferreira Queiroz, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e que trabalha no Sistema Único de Assistência Social (Suas); Cassiane Almeida Carvalho, da Secretaria de Saúde do município; e Zélio do Nascimento, da Casa de Acolhida/Angra.

As discussões foram conduzidas por meio de eixos temáticos, cada qual abarcando diversas propostas. Um desses eixos foi sobre “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”.

Dentre as propostas aprovadas para o estado do Rio de Janeiro nesse eixo estão, por exemplo, a pactuação por meio de um consórcio intermunicipal de implementação de instituições de longa permanência para idosos e a ampliação de serviços de alta complexidade nas regiões interioranas do estado do Rio de Janeiro.