Professores recebem Medalha Professor Jair Travassos

Homenagem do Conselho Municipal de Educação ocorreu na noite de quinta-feira (21), na E.M. Júlio César Larangeira

Sexta-Feira, 22/10/2021 | Superintendência de Comunicação .

O Conselho Municipal de Educação de Angra dos Reis promoveu, na noite dessa quinta-feira (21), a cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Professor Jair Natalino Espíndola Travassos. O evento, que deste ano homenageou 14 professores – dois In memoriam, ocorreu no auditório da Escola Municipal Júlio César Larangeira, no Parque das Palmeiras.

- A cerimônia foi marcada por muita emoção. Foi o primeiro ano que entregamos medalhas póstumas, com as quais lembramos do professor Fabiano Avelino e da professora Valéria Rodrigues, vítimas de covid-19. Além dos agraciados presentes, tivemos a presença de conselheiros municipais e dos convidados dos agraciados – informou o presidente do Conselho Municipal de Educação.

A medalha, criada em 14 de janeiro de 2008, através do Decreto nº 5.530, leva o nome do Professor Jair Natalino Espíndola Travassos, grande educador que promoveu melhorias relevantes à educação do município, objetiva homenagear os profissionais e demais personalidades que vêm construindo a história da educação em Angra dos Reis.

- Tão importante quanto reverenciar Jair Travassos, que abriu os caminhos da educação municipal, é também homenagear os educadores, como tão bem faz anualmente o Conselho Municipal de Educação. Parabéns ao conselho por manter esta tradição e parabéns a todos àqueles que foram indicados e premiados nesta noite – frisou o secretário de Educação, ao lado da superintendente..

Desde a criação da honraria, o Conselho Municipal de Educação de Angra dos Reis já entregou 97 medalhas a profissionais e demais personalidades.


HOMENAGEADOS 2021

Alberto Moby Ribeiro da Silva - Formado em História em 1988, pela Universidade Federal Fluminense, a Angra em 1992 e atua, até o momento, como regente das turmas de anos finais na rede municipal de educação.

Arlete de Castro Silva - Em 1990, ingressou na prefeitura como Docente I. É uma professora criativa e preocupada com a educação dos alunos. Tem projetos para os alunos especiais e para os com dificuldades de aprendizagem.

Carime Mohamed Seifeddine Matassoli - Professora alfabetizadora, atuou na rede municipal de Angra dos Reis durante 30 anos como regente de turma.

Denise de Souza Luiz - Atua há 32 anos em classes de alfabetização na rede pública municipal de Angra dos Reis.

Emília Barra - É tutora de Matemática do Cederj, professora no Colégio Osvaldo Afonso e coordenadora no Colégio Jean Piaget há 13 anos.

Fabiana de Almeida - Atuou como coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação. Atualmente é docente de anos iniciais e diretora geral do CETI Maria Hercília Cardoso de Castro.

Fabiano Avelino da Silva (In memoriam) - Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, professor da EJA na rede municipal de ensino, docente I estatutário da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro para disciplinas pedagógicas do Curso de Formação de Professores, em nível médio.

Maria das Graças Gonçalves Campos Teles - Atua na educação desde 12/04/1977, na Secretaria de Estado de Educação. Encerrou as atividades docentes em 2020.

Márcio Plastina Cardoso - Professor docente II de História, com 26 anos de serviços prestados ao município e em especial à Escola Municipal Cacique Cunhãbebe, foi coordenador da EJA e atualmente trabalha como auxiliar de direção nesta unidade escolar.

Rosângela Conceição Domingos - Trabalhou com turmas multisseriadas, foi coordenadora, diretora por muitos anos na EM Mauro Sérgio da Cunha e atualmente está como auxiliar de direção no CEMEI Jair Landim de Almeida.

Roselaine Rosa dos Santos - Professora docente I e psicopedagoga, atua na rede desde 2008. Atualmente é gestora do Cemei Dolores.

Rosiane Fernandes dos Santos Souza - Há 31 anos ingressou na rede municipal de ensino, na E.M. Maria Hercília Cardoso de Castro. Trabalhou a maior parte de sua vida profissional na E. M. Coronel João Pedro de Almeida. Terminou as suas atividades laborais na E. M. Regina Célia Monteiro Pereira.

Valéria dos Santos Rodrigues (In memoriam) - Ingressou na rede municipal de Angra dos Reis em 1992, como docente 1. Esteve na direção do CEMEI Deise Maria desde 2015, onde pretendia se aposentar.
Atuou também nas escolas municipais Tereza Pinheiro, Santos Dumont e Almirante Tamandaré, e também foi coordenadora de C.A. a 4ª série na Secretaria Municipal de Educação, em 2000.

Wellington Pereira da Silva - Graduado em Ciências Biológicas, em 2004 participou do processo de implantação do polo universitário do CEDERJ. Trabalhou em diversos setores na Secretaria de Educação: coordenador de Projetos de Educação Ambiental, coordenador de Ciências, coordenador do Ensino Fundamental, gerente de Ciência e Tecnologia e subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente é diretor da E.M. Cornelis Verolme.