Prefeitura de Angra inicia construção de asilo no Retiro

O equipamento público terá capacidade para atender, inicialmente, 20 pessoas

Sexta-Feira, 01/10/2021 | Superintendência de Comunicação .

Nesta sexta-feira, 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso, a Prefeitura de Angra anuncia a construção de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que já foi iniciada no bairro do Retiro. O prefeito aproveitou o dia para visitar as obras, ao lado da deputada estadual da cidade.

- Meu pai sempre me dizia que temos que fazer pelos idosos, porque um dia eles fizeram por nós. Com este equipamento, que é uma indicação parlamentar, iremos dar dignidade aos idosos que precisam da ajuda do ente público – frisou o prefeito, na companhia do secretários de Governo e de Desenvolvimento Urbano.

O asilo começou a ser planejado no último mandato, enquanto a deputada estadual ainda estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.

- Estou muito satisfeita de poder acompanhar a concretização deste projeto tão importante para o acolhimento dos idosos de Angra dos Reis. Deixo aqui o meu carinho e o meu abraço para estas pessoas maravilhosas, que são para nós exemplos de vitalidade e sabedoria – frisou a deputada.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do Retiro terá 394,42 m² de área útil coberta e 414,46 m² de área descoberta para atividades ao ar livre e banho de sol.

- O asilo estará localizado numa área de muito verde e próximo à uma praia, que vai possibilitar a realização de atividades ao ar livre e ginástica. Nosso principal objetivo é proporcionar uma vida digna aos idosos em situação de vulnerabilidade. Essas pessoas que tanto contribuíram com a nossa sociedade podem contar sempre com o nosso apoio, reconhecimento e carinho – destacou, ao lado do secretário-executivo de Assistência Social.

A construção do equipamento está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/Secretaria Executiva de Obras. O asilo terá cinco quartos, com capacidade para quatro idosos cada, banheiros acessíveis, cozinha com despensa, refeitório, sala de artesanato/informática, sala de atividade/fisioterapia, sala de atendimento médico, dentre outros cômodos. A previsão é de que a hora seja concluída em 540 dias.