Fórum de Saúde Mental nesta quarta

Evento é parte integrante do Setembro Amarelo e conta com palestra de capacitação em abordagens de casos de risco de suicídio

Terça-Feira, 14/09/2021 | Superintendência de Comunicação .

Como parte das atividades do Setembro Amarelo, a Prefeitura de Angra promove nesta quarta-feira (15), o Fórum de Saúde Mental. O evento será realizado no Centro de Estudos Ambientais (CEA), das 9h às 12h e das 14h às 17h, organizado pela Coordenação de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde do município.

Será feita uma capacitação com profissionais da Educação, na parte da manhã, por meio de palestra com o tema “Abordagem do suicídio para profissionais não psicólogos”, ministrada pela psicóloga Letícia Campos, do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi). Durante a tarde, a mesma palestra será realizada, voltada para profissionais da área de saúde.

O Setembro Amarelo é o mês de conscientização sobre saúde mental e prevenção de violências autoprovocadas. Os problemas abordados envolvem depressão, ansiedade e, em casos mais graves, tentativas de suicídio. As ações que compõem a programação envolvem diversos setores da prefeitura, principalmente os da área de saúde.

A Organização Mundial de Saúde estima que 70% dos casos de pessoas que tiram a própria vida possuem causas evitáveis e aponta o acolhimento e a escuta qualificada como uma importante ferramenta na diminuição desses números.

Secretarias relacionadas: Saúde