Angra faz primeira cirurgia de prótese animal

Simba, que não tinha as duas patas traseiras, está fazendo fisioterapia e se acostumando com a nova vida

Quinta-Feira, 09/09/2021 | Superintendência de Comunicação .

Uma notícia a ser comemorada pelos amantes e defensores dos animais. O governo municipal de Angra dos Reis realizou na última semana sua primeira cirurgia de prótese animal. O Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), por meio do Departamento de Bem-Estar Animal, procedeu com a operação. O felizardo foi o Simba, um cãozinho de aproximadamente dois anos e sem raça definida, o popular vira-lata, que não tem as duas patas traseiras.

A confecção da protese (endoprótese) foi feita especialmente para o animal por uma empresa especializada. Tudo foi medido milimetricamente. A protese foi colocada por um cirurgião ortopedista de uma das clínicas contratadas pela licitação. Ainda será avaliada a necessidade e possibilidade de uma segunda prótese.

A história de Simba não foi fácil. Achado há dois anos, recém-nascido, próximo a uma lata de lixo na Banqueta, ele mal conseguia abrir os olhinhos e já não tinha as duas patas, por conta de algum tipo de lesão. O filhote estava cheio de miíase (larva de mosca) quando foi encontrado. O cãozinho foi acolhido por um lar temporário que cuidou dele. Ele também passou por cuidados do Departamento de Bem-Estar Animal assim que foi achado e, de lá para cá, tem recebido apoio do setor. A cirurgia só foi feita agora porque era preciso esperar o cão atingir seu máximo crescimento ósseo.

– O caminho ainda é longo. O Simba terá que fazer muita fisioterapia e ter muitos cuidados, mas para esse grande guerreiro nada é impossível. Agora vamos aguardar sua recuperação e torcer para que logo ele possa estar andando por aí – disse Karen Ururahy, médica-veterinária do Departamento de Bem-Estar Animal. O setor já havia feito a castração do cão.

Simba está aprendendo a ficar de pé. Como ele nunca teve patas traseiras, é preciso toda uma readaptação de sua postura corporal. Agora ele está se recuperando com uma protetora que sempre cuidou dele com muito amor e carinho e que permanecerá com o animal.

O Departamento de Bem-Estar Animal realiza serviços como atendimento emergencial para animais de rua, castração de cães e gatos e fiscalização de maus-tratos. O contato do setor é pelo telefone 24 3377-4527 ou pelo e-mail bemestaranimal@angra.rj.gov.br. Cabe ressaltar que o atendimento emergencial realizado pelo departamento é apenas para animais de rua. No caso de animais domiciliados, a lei municipal 3.771/18 determina que a obrigação de providenciar atendimento médico-veterinário é do próprio tutor.