Saae apresenta projetos à comunidade de Mambucaba

Reunião aconteceu na noite dessa terça-feira (17), com a presença de dezenas de moradores

Quarta-Feira, 18/08/2021 | Superintendência de Comunicação .

Os moradores do Parque Mambucaba tiveram a oportunidade de conhecer os projetos que serão realizados pela Prefeitura de Angra para melhorar o abastecimento de água na comunidade. A exposição aconteceu na noite dessa terça-feira (17), em uma reunião organizada pela equipe do Saae, liderada pelo presidente da autarquia.

O Saae explicou que o bairro Parque Mambucaba é abastecido pelo sistema Itapicu, cuja captação se dá unicamente pelo rio Mambucaba. Por esta razão, aliado ao grande crescimento populacional da região, o sistema é vulnerável aos períodos de estiagem, gerando necessidades de manobras e podendo causar intermitências de abastecimento.

Para minimizar este problema, a obra de uma nova captação está prevista para ser iniciada ainda neste ano, por meio de um convênio com a Eletronuclear, no valor de R$ 3,8 milhões. As intervenções têm previsão de durarem um ano e beneficiarão mais de 30 mil pessoas.

Mas, o Saae já entrou em ação e está realizando uma obra emergencial que irá melhorar o abastecimento de aproximadamente duas mil pessoas.

- A água que sobrava do sistema do Morro da Boa Vista foi injetada no sistema Mambucaba, com uma rede de 735 metros de extensão, melhorando o abastecimento justamente num de seus pontos mais críticos, o final da rede – informou o presidente do Saae.

AUMENTO DA OFERTA DE ÁGUA

Dentre as diversas ações realizadas pelo Saae estão o aumento dos reservatórios de água do Cantagalo (40 mil para 45 mil), Frade (60 mil para 80 mil) e Vila do Abraão (30 mil para 60 mil).

- O Saae vem avançando nas ações e investimentos e, entre eles, em capacidade de reservação para minimizar os problemas da estiagem – finalizou o presidente do Saae.


Secretarias relacionadas: SAAE