Projeto para instalação de uma ZPE avança em Angra

Prefeitura e Câmara trabalham em conjunto com o objetivo de garantir maior empregabilidade para os angrenses

Sexta-Feira, 18/06/2021 | Superintendência de Comunicação .

Secretários municipais e vereadores reuniram-se, ontem (17), no Salão Nobre da Prefeitura, para dar andamento ao projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que deve ser instalada na Caputera. A ideia é atrair empresas para se fixarem na ZPE e, assim, gerar novos postos de trabalho para os moradores do município.

No encontro ficou acertado que o grupo vai trabalhar em três frentes no momento. A primeira é o diálogo com o proprietário do terreno onde se pretende instalar a ZPE. Para receber o projeto esse espaço terá que passar por adequações no zoneamento da área.

A segunda frente de trabalho é uma atualização na legislação do Estado, que tornará possível incluir Angra dos Reis na listagem de municípios que podem receber uma ZPE.

O terceiro tópico que está em discussão é uma análise da legislação municipal sobre a ZPE. Está sendo feito um levantamento de lugares que possuem uma Zona de Processamento de Exportação. Uma das referências de Angra é a cidade mineira de Uberaba, que inclusive foi visitada recentemente por três vereadores. Utilizando as referências destas cidades, o município criará a sua legislação sobre o tema.

Daqui duas semanas, os representantes do Executivo e do Legislativo vão se reunir novamente para o desdobramento das ações acordadas na reunião dessa quinta-feira.