Encontro de Teatro de Rua em formato digital

Evento, em uma nova versão devido à pandemia, acontece neste fim de semana e vai apresentar 15 espetáculos

Quarta-Feira, 26/05/2021 | Superintendência de Comunicação .

Acontece neste final de semana o 18º Encontro Nacional de Teatro de Rua de Angra dos Reis – ENTRAR 2021. Realizado por meio da Lei Federal Aldir Blanc, disponibilizada via Fundo Municipal de Cultura, viabilizado pela Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, o evento este ano acontecerá no formato digital, com exibições dos espetáculos no Youtube, Instagram e Facebook do Grupo Cutucurim, organizador do Encontro.

- O Encontro Nacional de Teatro de Rua é um sopro de esperança e de resistência em tempos tão difíceis. É a valorização dos coletivos culturais, uma ação de sobrevivência para os artistas e para suas produções através da manutenção da magia do Teatro - afirmou a presidente do Grupo Cutucurim e curadora artística do evento.

Serão ao todo 15 espetáculos a serem exibidos de sexta (28) a domingo (30). As gravações das peças e performances teatrais aconteceram ao longo de quatro dias, no mês passado, tendo como cenários a Enseada da Vila Velha, a Praia da Piedade, na Ilha da Gipoia, e o Convento São Bernardino de Sena. Devido à pandemia, não houve presença de público e todos os protocolos de segurança foram respeitados.

- É muito importante salientar que com os recursos da Lei Federal Aldir Blanc, disponibilizados através do Fundo Municipal de Cultura de Angra dos Reis, está sendo possível democratizar a produção cultural em todo município, apontando novos caminhos e dando sustentabilidade para que todos os fazedores de cultura locais possam superar esse momento, construindo uma cidade mais justa através das artes – destacou o produtor geral do evento.

O Encontro Nacional de Teatro de Rua é um evento tradicional, realizado pelo Grupo Teatral Cutucurim desde 1990 pelas ruas, praças e praias de Angra dos Reis. Em seus mais de 30 anos de existência já contou a participação de quatro mil artistas e 300 grupos em 280 espetáculos e performances teatrais vindos de todo o Brasil.

- Vivemos um momento atípico, mas temos desenvolvido em Angra muitas atividades culturais graças ao Fundo Municipal de Cultura. O Encontro de Teatro de Rua é um evento tradicional e ajuda a engrandecer a cena cultural da cidade – frisou o secretário-executivo de Cultura e Patrimônio.

EXPOSIÇÃO

O evento traz ainda uma homenagem ao artista angrense “Dalmo Saraiva”, que morreu há dois anos. Sua obra única e surpreendente esteve presente em quase todas as edições do Encontro de Teatro de Rua. A Exposição Digital “Somos Dalmo”, conta um pouco da trajetória desse multifacetado artista, com emocionantes depoimentos, lembranças e histórias de suas andanças e vivências artísticas.


PROGRAMAÇÃO:

28 de maio - sexta-feira

18h - Abertura Oficial da Edição Digital do 18º Encontro Nacional de Teatro de Rua de Angra dos Reis

18h30 - Performance Teatral PESSOA DOS MARES com Ronaldo de Oliveira . Angra dos Reis

19h - Espetáculo VIAGEM À BAÍA DOS REIS com a Cia da Lua. Angra dos Reis

20h - Espetáculo EU, ROMEU coma Adorável Cia . Guapimirim.

29 de maio - sábado

16h - Performance Teatral UMA VIAGEM DE CORDEL com a Cia Show de Cenas . Angra dos Reis

17h - Espetáculo CAIO, ANTES DE PARTIR com o Coletivo Athos . Angra dos Reis

18h - Espetáculo PALHAÇARIA CIRCO SHOW com a Cia CHAP. Rio de Janeiro

19h - Performance Teatral O BICHO com o Grupo Artêros . Angra dos Reis

20h - Exposição Digital SOMOS DALMO - Artista Homenageado

20h30 - Performance Teatral A POESIA DE DALMO SARAIVA VOANDO NAS PÁGINAS DE UM URUBÚ com Glauter Barros . Angra dos Reis.

30 de maio - domingo

16h - Performance Teatral O ANJO CAÍDO com Robson Jasmim . Angra dos Reis

17h - Espetáculo A CABAÇA DA EXISTÊNCIA com o Grupo Artêros. Angra dos Reis

18h - Espetáculo A FARRA DO BOI BUMBÁ com Os Ciclomáticos. Rio de Janeiro

19h - Performance Teatral BAILE DE MÁSCARAS com o Coletivo Diletante . Angra dos Reis

20h - Espetáculo O ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR!!! Com o Quintal do Circo. Angra dos Reis

ONDE ASSISTIR:

Instagram.com/grupocutucurim

facebook.com/grupo.cutucurim

youtube.com/channel/UCXu3TMEBu1Q2nkgZyTBTbdQ