Provetá e Abraão contarão com geradores permanentes

Prefeitura de Angra teve papel fundamental para que Inea concedesse o licenciamento para a instalação dos equipamentos

Quinta-Feira, 20/05/2021 | Superintendência de Comunicação .

Uma luta antiga da Prefeitura de Angra junto à Enel está rendendo bons frutos para a cidade: a instalação de geradores permanentes na Vila do Abraão e na Praia do Provetá, na Ilha Grande. A ação beneficiará moradores, comerciantes, empresários do ramo do turismo e também os turistas que visitam as comunidades.

- A melhoria do fornecimento de energia elétrica na Ilha Grande foi uma das questões que mais cobrei desde que assumi a prefeitura, em 2017, e hoje vemos o resultado dessa luta. Vamos continuar cobrando melhorias nos serviços prestados a nossa população – frisou o prefeito.

Segundo o presidente do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), o município teve papel fundamental para que os projetos se tornassem realidade.

- Tivemos atuação direta para o licenciamento da instalação do gerador no Provetá e trabalhamos muito para que o Inea licenciasse o equipamento para a Vila do Abraão – informou.

De acordo com a Enel, no Provetá foi instalado um gerador de 500kVA, que é acionado remotamente quando há falta de energia na região e consegue suprir o fornecimento de 588 clientes. Já no Abraão, está sendo instalado um gerador de 750kVA, o suficiente para manter o fornecimento de energia de 281 clientes. A previsão é que a obra deste último seja concluída no mês de junho.

Além disso, segundo a empresa, foram realizadas na Ilha Grande obras como a construção de 20 km de rede elétrica, substituição de 470 postes, instalação de sete equipamentos telecomandados, que somam um investimento de R$ 35 milhões.

Vale lembrar que estas intervenções foram liberadas por meio de um acordo da Prefeitura de Angra e o Ministério Público Federal (MPF), com uma forte atuação das Secretarias de Governo e Relações Institucionais, de Desenvolvimento Econômico, Imaar, Procuradoria Geral do Municipal e outros setores do Executivo Municipal.