Local irregular para manutenção de embarcação é fiscalizado

Atividade é potencialmente poluidora para o mar e precisa de autorização

Terça-Feira, 18/05/2021 | Superintendência de Comunicação .

Policiais da 4º Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) estiveram na Ponta dos Ubás, em Angra, para averiguar um local que vinha sendo usado de forma irregular para manutenção de embarcação, atividade potencialmente poluidora e que precisa de autorização dos órgãos ambientais. A operação se deu por conta de denúncia feita pela Linha Verde, do Disque Denúncia, serviço conveniado à Prefeitura de Angra por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública.

Na localidade, de zona costeira, foram encontrados uma embarcação degradada e três flutuantes de concreto que aparentemente passavam por manutenção. Testemunha confirmou que o responsável, que possui ainda uma outra embarcação, costuma proceder com as manutenções no local, o que causa poluição ao mar.

A ocorrência foi registrada na delegacia 166º, de Angra dos Reis. O responsável irá responder pelo crime ambiental de construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, com pena de detenção de um a seis meses e/ou multa.

A população pode contribuir com a preservação ambiental. O Disque Denúncia de Angra tem na Linha Verde um canal específico para receber denúncias de crimes ambientais. O número é 0300 253 1177 (custo de ligação local). Outras opções são o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, por onde se pode enviar fotos e vídeos, e ainda a fanpage do Disque Denúncia no facebook (facebook.com/DisqueDenúnciaAngra). Pelo telefone, app ou fanpage, o anonimato é garantido.