Educação quilombola em Angra dos Reis

Quilombo Santa Rita do Bracuí irá ganhar unidade de ensino e projeto pedagógico de valorização e resgate da cultura local

Quinta-Feira, 13/05/2021 | Superintendência de Comunicação .

Nesta quinta-feira, dia 13, uma equipe da Secretaria de Educação do município, incluindo o secretário da pasta, e um grupo formado por representantes do Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e lideranças do Quilombo Santa Rita do Bracuí estiveram na área onde está prevista a instalação de uma nova unidade de ensino. O objetivo é atender estudantes dos anos iniciais da comunidade a partir de uma proposta pedagógica que valorize e resgate a cultura local.

– Esta ação é de extrema importância para a valorização da ancestralidade e cultura da população quilombola que viveu e vive no Quilombo Santa Rita do Bracuí. Nossa gestão quer implementar aqui um projeto que respeite e valorize a identidade dessa população - afirmou o secretário.

– A escola é um sonho dos moradores do quilombo. É muito bom ver que essa gestão está preocupada com a valorização de nossa comunidade, de nossa cultura. Queremos que a população do quilombo deixe de ser apenas objeto de pesquisa e passe a ser pesquisadora. Investir em nossa educação é fundamental para esse processo - ressaltou uma das representantes da comunidade.

O secretário também aproveitou e visitou a Escola Municipal Quilombola Áurea Pires da Gama, onde conversou com a nova gestora sobre ações que serão implementadas para melhorias na unidade de ensino.