Angra busca desenvolvimento rural, aquícola e pesqueiro

Importantes atores do setor planejam soluções para o fortalecimento da cadeia produtiva

Sexta-Feira, 30/04/2021 | Superintendência de Comunicação .

Visando o desenvolvimento rural, aquícola e pesqueiro de Angra dos Reis, a equipe da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca do município reuniu-se, no dia 28, com importantes envolvidos no setor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e representantes da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande (AMBIG), Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande (IED-BIG) participaram do encontro.

A empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO), que está disponibilizando apoio técnico e operacional para alavancar tanto a agricultura quanto a maricultura na Baía da Ilha Grande, por meio um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Angra, também esteve presente. A expectativa é que o documento seja assinado nos próximos dias.

O secretário-executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca ressaltou a importância da articulação entre os atores na busca por soluções e inovações técnicas e científicas que contribuam para o fortalecimento e sustentabilidade da cadeia produtiva, gerando renda.

- Entre as ações, serão contempladas análises de água e solo, além de pesquisas e diagnósticos fitossanitários e de zoonoses, atendendo a demanda dos agricultores. A maricultura também foi um dos temas abordados, com a construção conjunta de uma agenda de trabalho para o desenvolvimento do setor – destacou o secretário, explicando que a reunião foi um desdobramento de uma agenda entre o município e o secretário de Estado de Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento, articulada pela deputada estadual de Angra dos Reis.