Boletim Epidemiológico – 10 de abril

Novo Coronavírus

Sexta-Feira, 10/04/2020 | Superintendência de Comunicação .

De 01 de janeiro de 2020 até às 17h desta sexta-feira (10), o município de Angra dos Reis registrou 442 casos com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo que cinco foram confirmados para a Covid-19 – com um paciente internado e quatro em isolamento domiciliar –, 49 foram descartados, incluindo dois óbitos anteriormente suspeitos, e 388 ainda estão sob investigação.

A classificação de casos suspeitos no momento é a seguinte: dos 388 notificados, 384 estão em isolamento domiciliar e quatro estão internados.

Como Angra saiu do estágio zero de contaminação, os casos de Síndrome Gripal também passaram a ser considerados suspeitos da Covid-19, conforme Portaria nº 454, de 20 de março de 2020 / SMS, e Nota Técnica - SVS/SES-RJ Nº 09/2020, de 24 de março de 2020. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, onde estão sendo monitorados por profissionais de saúde da rede municipal.

Os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, podem sofrer alterações. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado no sábado, dia 11 de abril.

ORIENTAÇÕES

Sugere-se uso das máscaras caseiras quando houver necessidade de deslocamento ou permanência para um espaço onde há maior circulação de pessoas, e a confecção e higienização delas devem seguir as orientações da Nota Informativa Nº3/2020- CGGAP/DESF/SAPS/MS. O uso das máscaras caseiras é mais uma intervenção a ser implementada junto com as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, como a higienização das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento social.