Centenas de mulheres foram às ruas do Centro da cidade de Angra dos Reis, em passeata, no fim da tarde desta quarta-feira (28), para chamar a atenção da sociedade sobre um tema, infelizmente, ainda presente em muitos núcleos familiares: a violência contra a mulher.
A passeata, organizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania (Secretaria Executiva de Assistência Social), fez parte da programação do Mês da Mulher, cujo tema, neste ano, é “Mulheres em construção...”.
Atores foram à frente da passeata, encenando diversas formas de violência contra a mulher. A interpretação chamou a atenção da população e, muitas pessoas, foram defender as personagens “agredidas”. Houve também distribuição de panfletos explicativos sobre o tema.
- A luta contra a violência que atinge as mulheres é necessária todos os dias. Muitas mulheres sofrem veladamente violências física e moral, inclusive sendo agredidas com palavras, que provocam baixa auto-estima – destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, orientando que, ao sinal de qualquer tipo de violência contra a mulher, as pessoas procurem os Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) do município.
O CREAS, localizado na Rua 11 de Julho, nº 51, Centro, oferta serviço social às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, dentre eles mulheres vítimas de violência doméstica. Há diversas formas de violência contra a mulher: física, psicológica e moral, econômica e social.
A atividade também contou com a participação da secretária executiva de Cultura e Patrimônio, de mulheres da melhor idade, atendidas pelos CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, servidoras e população em geral.
Encerramento do Mês da Mulher
O encerramento da programação do Mês da Mulher vai acontecer nesta quinta-feira (29), no segundo piso da Casa Larangeiras, às 15h, com um Desfile de Beleza.